Linhares realiza conferência da pessoa idosa na próxima semana

A Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI de Linhares realiza na próxima quarta-feira, dia 20, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento com o tema "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas" tem o objetivo debater os principais desafios e questões vivenciadas pelas pessoas idosas e apresentar as respectivas propostas a serem implementadas pelos órgãos governamentais. A conferência é aberta a população e acontece no auditório do CRAS Interlagos, das 8h às 17h.
Para participar é preciso se inscrever até o dia 18 na secretaria executiva dos conselhos, localizada na secretaria de Assistência Social.  "A participação da comunidade é de extrema importância para assim contribuir com a implementação de políticas públicas de qualidade para a pessoa idosa, uma vez que a conferência é um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que integram a política nacional do idoso", frisou o secretário municipal de Assistência Social, Amantino Paiva.
O evento irá reunir representantes do governo, da sociedade civil organizada, especialmente as próprias pessoas idosas. Entre os temas abordados estão: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Pública;  Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do social na geração e implantação das políticas públicas.
Confira a programação:
7h30 às 08h30: Credenciamento
9h: Abertura Oficial
9h45:  Plenária para aprovação do Regimento Interno
10h:    Coffee Break
10h30: Palestra Magna
12h: Almoço
13h: Apresentação Cultural
13h15: Grupos de Trabalho:
Eixo I ? Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Pública. Subeixos – a) Saúde; b) Assistência Social; c) Previdência; d) Moradia; e) Transporte; f) Cultura; g) Esporte e Lazer;
Eixo II ? Educação: assegurando direitos e emancipação humana;
Eixo III ? Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;
Eixo IV ? Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do social na geração e implantação das políticas públicas.
14h30: Plenária para análise, discussão e aprovação das propostas dos grupos de trabalhos
15h45: Coffee Break
16h: Eleição dos Delegados à Conferência Estadual
17h: Encerramento