Educação promove primeira reunião do ano com diretores escolares

O ano letivo da maioria das escolas da rede municipal de ensino de Linhares começa amanhã (5), e hoje (4) foi vez dos diretores se encontrarem no auditório da UAB para a primeira reunião do ano. No encontro foi apresentado o calendário escolar de 2019, anunciada a produção do planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação (Seme) para os próximos anos e fornecido direcionamentos para o retorno dos mais de 24 mil alunos.   

"Nós sabemos que para melhorar a qualidade da educação, a gente precisa trazer alguns elementos com um significado e um sentido diferente para o conhecimento escolar. Nós temos que garantir que nossas escolas tenham um currículo forte, coerente e explícito, com muitas oportunidades para as crianças e jovens se engajarem em atividades e projetos que tornem o aprendizado vivido", disse a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, informando que os cerca de 1.800 profissionais, distribuídos nas 112 unidades de ensino do município, já estão prontos para receber os alunos.

Ela se referiu também aos profissionais da Educação: "Nós precisamos garantir que os educadores construam o conhecimento que precisam para compreender fenômenos científicos, debates políticos e o mundo em que vivem. Nós precisamos nos certificar de que eles estão preparados para as responsabilidades da cidadania democrática em uma sociedade complexa", completou.

Maria Aparecida Celestino, diretora da EMEF ?Zeferino Batista Fiorot?, do bairro Santa Cruz, disse que a escola recepcionou os professores, que estão preparados para receber os alunos. "Já traçamos toda a rotina do ano letivo e as ações que vamos desenvolver na escola. Nossa prioridade para 2019 é desenvolver projetos para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)", destacou.

A diretora da EMEF "Profª Maria da Penha Pazito Ventura", no Interlagos, Alzira Maria Ferrari S. Fehlberg, escola que iniciará o ano letivo na segunda, dia 11, disse que os alunos e professores vão estudar em escola mais aconchegante e acolhedora. "Estamos muito felizes com o início das aulas, principalmente por encontrarmos a escola reformada. Vamos iniciar o ano com mais garra e determinação, para atingirmos a nossa meta que é melhorar cada vez mais o aprendizado dos alunos. Esse ano também estamos muito focados em desenvolver nossos projetos envolvendo toda a comunidade escolar", finalizou.