Construção de oito barragens beneficiará mais de 40 produtores rurais em Linhares

A Prefeitura de Linhares dará mais um importante passo visando à sustentabilidade das comunidades rurais quanto à reserva de água: serão construídas oito barragens que beneficiará mais de 40 propriedades. A ordem de serviço será nesta quarta-feira (6) e consiste na primeira etapa das obras de construção dos reservatórios no município. O investimento gira em torno R$ 450 mil e terão capacidade de armazenar 137 milhões de litros de água, numa área equivalente a 15 campos de futebol. O evento acontecerá às 8h30, no sítio Peruchi, em Baixo Quartel.

Na ocasião, os projetos serão apresentados e haverá uma visita ao local de construção da primeira barragem. O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, disse que serão construídos dois reservatórios no Baixo Quartel, três em Desengano, dois no Farias e um em São Rafael, conforme exige a legislação. "Abrimos um edital, os produtores puderam inscrever os seus projetos, elaborado por um técnico que é o responsável pela execução da obra. Os projetos foram autorizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), que é o órgão fiscalizador, e a prefeitura nomeou um corpo técnico que fez uma avaliação criteriosa, levando em consideração a parte técnica e jurídica na hora da seleção", explicou.
 
As oito barragens vão armazenar água suficiente para irrigar, por exemplo, 3.425 hectares de café por um mês, sendo importantes reservas de água, principalmente para os períodos de déficit hídrico. "O município tem muito orgulho em iniciar um projeto como este, para oferecermos ao produtor um recurso a mais para trabalhar. Sabemos das dificuldades da vida no campo e precisamos criar alternativas para permanência da sua atividade, aumento da produção agrícola para agregar valor ao produto e sustento das famílias que vivem da agricultura familiar, uma atividade tão importante", disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
 
O projeto de construção das barragens, que faz parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, foi desenvolvido conforme estabelece o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.