Secretaria de Educação de Linhares apresenta práticas de alfabetização exitosas durante encontro em Vitória

Profissionais da Secretaria de Educação de Linhares apresentaram práticas de alfabetização exitosas aplicadas com os estudantes da rede municipal de ensino, durante o II Encontro Intermunicipal dos Municípios, parceiros do Programa Educar pra Valer/ Associação Bem Comum, que aconteceu em Vitória no dia 6 de junho. O encontro também teve por objetivo propiciar, entre os educadores, a oportunidade de compartilhar reflexões, diálogos, iniciativas e práticas pedagógicas.

Durante o encontro foram trabalhados dois eixos. No eixo 1 a coordenadora da Educação Infantil, da Prefeitura de Linhares, Eloisa Maria Ferrari Santos, fez uma abordagem sobre a Educação Infantil e transição para Ensino Fundamental, trazendo estratégias articuladas pelo Município que envolvem fluidez no processo, por exemplo.

No eixo 2, na temática Alfabetização,  a professora da rede municipal, Luciane Braz Batista de Freitas, que leciona na Emef Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso, ministrou sobre a prática da sala de aula de professores alfabetizadores,  por meio da apresentação de práticas trabalhadas na turma do 2º ano da referida escola.

A coordenadora do setor de Ensino Fundamental, Evania Maria De Angel, pontuou que o encontro, que aconteceu na sede da Emef Elzira Vivacqua dos Santos, na capital, contou com a presença de educadores de cinco municípios capixabas, enriquecendo suas práticas com o compartilhamento de experiências.

“Além de nós educadores de Linhares apresentarmos práticas de alfabetização exitosas que colaboram no processo de ensino aprendizagem, vivenciamos uma troca importante de informações para avançarmos ainda mais no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino”, disse a coordenadora.