Atletas do Projeto Paralímpico da Prefeitura de Linhares participam de competição classificatória para etapa nacional das Paraolimpíadas Escolares

No próximo domingo, dia 27, 16 atletas paralímpicos do Projeto Paralímpico da Prefeitura de Linhares participam do Meeting Loterias Caixa, na Ufes, em Vitória.

A competição, que acontece anualmente, é promovida pelo Governo Federal e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e este ano vai classificar os paratletas para etapa nacional dos Jogos Paralímpicos Escolares.  

Participam da competição no domingo as seguintes categorias: Meeting Paraolímpico Escolar, com 12 atletas crianças/adolescentes, Meeting Adulto, três, e no Meeting Universitário, um atleta. As expectativas, segundo o treinador da equipe, Roque Marinato, é conquistar  29 medalhas. Para isso, conta com atletas de peso.

No Adulto, destaque para a atleta Amanda Cardoso Viana. Em 2023 ela foi Campeã Brasileira nas 03 provas, com recorde, e despontou no Ranking Nacional também no Atletismo Paralímpico na classe F43 (físico). Ficou em 1ª no Lançamento do Dardo, 2ª no Lançamento do Disco e 3ª no Arremesso do Peso.

“Nossos atletas são selecionados em parcerias com as escolas, onde realizamos visitas, conversamos com a direção da escola, em seguida conhecemos os potenciais atletas, entramos em contato com as famílias, agendamos visitas, ajudamos na emissão dos documentos, realização de exames e se tudo estiver certinho, o ‘atleta’ é efetivado no projeto com os treinamentos semanalmente e posterior inscrição nas competições”, disse o treinador da equipe, Roque Marinato.

Os paratletas são das seguintes instituições de ensino:

Escolar

Emef Elza Roni Scarpati

Emef Marília de Rezende Scarton Coutinho

Emef Zeferino Batista Fiorot

Eeefm Profª Regina Banhos Paixão

Eeefm Polivalente de Linhares I

Centro Educacional Projetar

Adulto

Ifes – Campus Linhares

CEEFMTI Bartouvino Costa

EEEFM Profª Regina Banhos Paixão

Universitário

Faceli

Sobre o Projeto Paralímpico de Linhares

O projeto Paralímpico de Linhares foi criado em 2019 pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O projeto trabalha com atletas com idades entre 12 e 18 anos nas modalidades de Atletismo, tênis de mesa e natação.