Cadastro Único de Linhares está funcionando em novo endereço

A Central do CadÚnico de Linhares, órgão vinculado à secretaria municipal de Assistência Social, conta com novo endereço. Para os que desejam atualizar os dados do Cadastro Único ou realizar a primeira inscrição no banco de dados do Governo Federal, é preciso ir à nova sede que fica localizada na Rua Rufino de Carvalho, 1306, próximo à Igreja Matriz, no centro da cidade, onde funcionava a São Bernardo Saúde.

Com a mudança de endereço, a Prefeitura de Linhares prevê ampliar a capacidade de atendimento, indo de 140 para até 300 pessoas atendidas por dia (presencial e on line). O local funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira.

O Cadastro Único é uma base de dados do Governo Federal que permite o acesso a diversos programas, serviços e benefícios sociais como, por exemplo, Programa Bolsa Família, Programa Criança Feliz, Programa Minha Casa Minha Vida, Vale Gás (federal e estadual), CNH SOCIAL, Tarifa Social de Energia Elétrica, Pé de Meia, entre outros.

Atualmente, Linhares conta com 67.125 pessoas registradas no CadÚnico, sendo 28.540 delas beneficiárias do Bolsa Família. Estima-se que pelo menos 28.540 delas precisam, até o fim do ano, revisar seus dados cadastrais para continuar a acessar os benefícios sociais.

A mudança de endereço garante um ambiente maior, mais acessível e mais confortável para o usuários do CadÚnico. O telefone de informações do órgão é o 27 98132-1075.

Quais documentos

Devem ser apresentados: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento, além de comprovante de residência (preferencialmente fatura de energia elétrica), declaração de matrícula escolar das crianças e adolescentes menores de 18 anos.

Importante: todos os moradores da casa: devem apresentar seu comprovante de renda (renda formal) e seus documentos devem ser os originais.

Responsabilidade

O CadÚnico é um instrumento autodeclaratório. Ou seja, compete à Fundação de Ação Social – FAS a inclusão e atualização cadastral no Sistema de Cadastro Único com base nas informações declaradas pela família, que é a responsável pelos dados.

Benefício e valores

A concessão de benefícios e seus valores são de competência exclusiva dos órgãos gestores dos programas usuários que utilizam o Cadastro Único. São exemplos: Bolsa Família e Tarifa Social de Energia, entre outros.

Entrada não automática

A inclusão e atualização do CadÚnico não garantem a entrada automática em programas e benefícios, pois a seleção dos beneficiários é responsabilidade dos órgãos gestores de cada programa.