Ceim Rio Doce, no bairro Aviso, ensina estudantes sobre alimentação saudável

Saber de onde vêm os alimentos, como são cultivados e transportados até chegarem a nossos pratos, além de seus benefícios para a saúde, é fundamental para que estudantes da rede pública de Linhares entendam a importância de adotar uma alimentação saudável.

E com este objetivo, o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Rio Doce, localizado no Residencial Rio Doce, no bairro Aviso, está desenvolvendo o projeto institucional ‘Alimentação Saudável’ com crianças entre 1 e 5 anos da escola.

Com a utilização de materiais lúdicos e coloridos, com informações e curiosidades sobre alimentação saudável e o contato das crianças com as frutas, verduras e legumes que eles consomem na merenda que é servida na escola, o projeto exalta a importância de ações voltadas para hábitos alimentares saudáveis.

“O ambiente escolar é propício para a formação dos hábitos alimentares das crianças e estudantes, pois permite o estímulo, o contato e o conhecimento sobre o papel dos alimentos. Nesse sentido, ações de educação alimentar e nutricional são trabalhadas objetivando o entendimento sobre o ato de se alimentar e a importância da alimentação saudável”, destacou a pedagoga do Ceim Rio Doce, Tairine Batista, que atua no projeto.

A diretora da unidade de ensino, Elania Ambrozini, pontua que na escola, o estímulo à alimentação saudável se torna ainda mais relevante, já que é um espaço apropriado para a formação de hábitos saudáveis. “Bons exemplos fazem toda a diferença na promoção da alimentação saudável. Por isso, a importância de criar ações focadas nas crianças, nos pais, nos funcionários e assim por diante. Em idade escolar, todos querem os mesmos alimentos que os colegas. O ideal é sempre proporcionar uma alimentação saudável, oferecendo um cardápio nutritivo e atraente”, disse.

Merenda escolar

O acesso à alimentação escolar de boa qualidade é um direito constitucional e uma das prioridades de Linhares. Os alimentos oferecidos nas escolas compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os cardápios são modificados a cada mês e preparados por nutricionistas.

A merenda escolar visa atender boa parte das necessidades nutricionais diárias das crianças durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes.

“Na educação básica pública, o cardápio é saudável e equilibrado, seguindo uma legislação específica. Algumas frutas, legumes e verduras são fornecidos por cooperativas dos agricultores familiares. É muito importante zelar pela qualidade dos produtos desde a compra até a distribuição nas escolas, prestando sempre atenção nas boas práticas sanitárias e de higiene para que as crianças possam obter uma alimentação segura”, ressalta Sandra De Carli Favalessa, diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura de Linhares.