Volta às aulas: alegria e acolhimento marcam o início do ano letivo nas escolas da Prefeitura

Depois de dias de descanso é hora de voltar às salas de aula para começar o ano letivo de 2024. Nesta segunda-feira (5/2) mais de 26 mil alunos e seus familiares foram acolhidos nas unidades de ensino da Prefeitura de Linhares para o primeiro dia de aula, marcado por alegria e expectativas.

A professora da Emef Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso, Elisamara Lopes Bonfim, estava toda empolgada com o retorno à sala de aula e comentou sobre a expectativa para o ano letivo. “Estou confiante que esse ano será de muito aprendizado, transformações e realizações. Nesses últimos anos carregamos atrasos de alfabetização, reflexos da pandemia, mas 2024 será diferente, assim como já foi no ano passado. Vamos caminhar mais rápido em relação ao ensino-aprendizado dos alunos”, comentou a professora do 4º ano.

Raiane de Oliveira esteve acompanhando o filho Henzio Miqueias, de 8 anos, que iniciou o 3º ano. Ela contou que está na expectativa, haja visto que o filho estudava na extensão da Emef Prefeito Roberto Calmon e agora está numa escola maior.

Raiane de Oliveira acompanhou o filho Henzio Miqueias no primeiro dia de aula na Emef Prefeito Roberto Calmon

“Essa escola é diferente, nova e bem maior do que aquela que ele estudou. Espero que aqui ele tenha um bom aprendizado, assim como teve na extensão no ano passado, que foi maravilhoso e ele saiu de lá lendo”, disse a mãe.

Nas escolas de Educação Infantil o primeiro dia de aula foi de muita expectativa das famílias, alegria por reencontrar os professores e servidores, e, também, de choro de muitas crianças que estão ingressando pela primeira vez na escola, por ser um ambiente novo e de descobertas.

No Ceim Antônio Aprígio, no bairro Aviso, servidores e professores preparam com muito carinho a recepção para as crianças.

“Os professores estão todos fantasiados de personagens e estávamos ansiosos por ser um momento de retorno. A escola só é linda quando se tem criança. Esse ano temos muitos alunos novos e o choro nos primeiros dias é normal. Hoje teremos muitas brincadeiras, uma forma de acolher também as crianças para que elas tenham o desejo de retornar amanhã”, disse a diretora Maria Aparecida Toso Aprígio Pontara.

As aulas no CMEIEFTI Palmital terão início na próxima quarta-feira, dia 7.