Educação antirracista é tema de grupo de trabalho envolvendo a disciplina de Arte

Durante o terceiro trimestre, o grupo de trabalho da Educação das Relações Étnico-raciais, da Secretaria de Educação de Linhares, promoveu a apresentação das práticas exitosas no Momento de Aperfeiçoamento de Professores (M.A.P) de Arte. As ações vêm de encontro à elaboração de planos de aula na disciplina de Arte, com foco na educação antirracista, visando a promoção da equidade e a valorização das diferentes manifestações culturais.

A secretária de Educação de Linhares, Maria da Penha Valani Giuriato, informou que o primeiro passo na criação desses planos é a compreensão aprofundada da diversidade étnico-racial e cultural presente na sociedade. Os educadores exploram temas como a história das artes afro-brasileiras e indígenas, buscando integrar essas narrativas de forma autêntica e respeitosa no ensino de Arte. Isso envolve não apenas a seleção de conteúdos, mas também a revisão crítica dos materiais didáticos utilizados, garantindo a representatividade e a não perpetuação de estereótipos. 

Em seguida, os planos de aula são estruturados com atividades que estimulam a reflexão sobre questões raciais e a valorização das contribuições culturais das comunidades afrodescendentes e indígenas. As práticas pedagógicas são diversificadas, incluindo o uso de diferentes linguagens artísticas, como música, dança, pintura e escultura, para promover a expressão e a identificação dos alunos com suas próprias culturas. 

“Além disso, a interdisciplinaridade se mostra essencial nesse processo, integrando o ensino de Arte com outros repertórios socioculturais, para contextualizar artisticamente aspectos históricos e sociais relacionados à questão racial. Dessa forma, os alunos são estimulados a compreender as interconexões entre arte, cultura e sociedade, contribuindo para uma visão mais ampla e crítica do mundo”, explicou a secretária de Educação.

Por fim, a avaliação desses planos de aula vai além da verificação do aprendizado técnico-artístico. Os educadores buscam entender como as discussões sobre a diversidade étnico-racial impactam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, promovendo a construção de identidades positivas e a desconstrução de preconceitos. 

Os planos de aula para a educação antirracista no componente curricular de Arte representam um compromisso ativo com a promoção da igualdade e o respeito à diversidade que visam atender o que determina a Lei 10.639/2003 e 11.645/2008. Por meio dessas práticas, busca-se não apenas transmitir conhecimento artístico, mas também formar cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.