Prefeitura e Brapex levam mamão de Linhares a feira internacional de frutas e hortaliças

Começou nesta quarta (24) a maior feira do setor de frutas e hortaliças na região do Mediterrâneo e uma das maiores da Europa, a MacFrut, e Linhares tem o orgulho de estar representada nela. A Prefeitura de Linhares e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya, Brapex, estão apresentando o mamão linharense ao mundo na área reservada ao Brasil dentro da feira internacional, que já está em sua 31ª edição.

"A feira mal começou e nosso mamão já está fazendo muito sucesso! Já servimos pessoas da Bielorrússia, Holanda, Espanha, Tunísia, Espanha, Uganda, República Dominicana, França e Itália. Muitos nunca tinham visto um mamão", conta o secretário municipal de Agricultura, Mauro Rossoni Júnior, representante do município.

Ainda segundo o secretário, a participação de Linhares na feira internacional é estratégica, já que os recursos hídricos do município podem atrair investidores de várias partes do mundo.

"O público internacional que está de olho em locais para investir, conhecerá Linhares e suas qualidades por meio do mamão, que já vem levando nosso nome a várias partes do mundo. Nosso município é um dos maiores exportadores da fruta no país e precisamos mostrar nossa marca, nossa força, nosso potencial", explicou Mauro.

Ao lado do diretor executivo da Brapex, Franco Fiorot, o secretário também participou de dois dias de visitas técnicas guiadas a instituições, propriedades rurais e empresas de referência na cadeia de horticultura da Itália. A região é referência em tecnologia e inovação no setor, tendo 97% da produção local certificada. As visitas contaram com o apoio da Universidade de Bologna.

Tanto o secretário Mauro quanto Franco foram selecionados para representar Linhares junto à Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo, Aderes, ao lado de exportadores de gengibre de Santa Maria de Jetibá na feira.

O Ministério da Agricultura arcou com hospedagem e alimentação de toda a delegação brasileira, que é composta por exportadores de diversas outras regiões do Brasil. A Prefeitura de Linhares arcou apenas com as passagens aéreas do secretário e com material gráfico de divulgação do município.

Mais sobre a MacFrut 2014

A 31ª edição da MacFrut aborda comercialização de frutas e hortaliças, tecnologia de processamento e embalagem, serviços de logística e insumos para a produção de orgânicos. São mais de 30mil metros quadrados de área para 819 expositores.
 
A expectativa é receber mais de 24 mil visitantes este ano, sendo 36% deles do segmento comercial. Ao todo, 80 delegações oficiais estrangeiras participam da feira.O evento começou oficialmente nesta quarta-feira, 24, e vai até sexta-feira, 26, no município de Cesena, sul da Itália.

Espírito Santo já exportou mais de 8 milhões de quilos de mamão em 2014

Segundo a Brapex, cerca de 70% das exportações de mamão capixaba saem de Linhares. O município é o segundo maior produtor estadual e quarto do Brasil. Em 2013, o estado exportou 12.294.556 kg de mamão, mais de 12 toneladas, totalizando mais de US$ 19 milhões em exportações.

De janeiro a agosto de 2014, já foram exportados 8 mil toneladas da fruta, chegando à marca de US$ 13.816.906,00. Os principais países importadores são Alemanha, Países Baixos, Espanha, Portugal, e Estados Unidos.

União Europeia é mercado estratégico para exportação de produtos capixabas

AUnião Europeia tem um dos maiores consumos per capita de frutas e hortaliças no mundo e, por consequência, é também um dos maiores importadores mundiais desses tipos de produtos. Segundo o Ministério da Agricultura, a União Europeia é o principal mercado de destino das exportações brasileiras de frutas e um dos principais das exportações de produtos hortícolas, leguminosas, raízes e tubérculos. As exportações de frutas para o bloco cresceram 21% nos últimos 5 anos.

Algumas das frutas e hortaliças que o Brasil já exporta para a região: Melões, mangas, uvas, limões, maçãs, melancias, castanha-de-caju, mamões, abacates, figos, caquis, bananas, nozes, tangerinas, goiabas, castanha-do-Brasil, inhame, batata, batata-doce, mandioca, cebolas, alho e outros.

Informações para a imprensa

Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br
Secom | 3372 1853