Alunas e professoras da rede municipal de Linhares são premiadas no Concurso do Programa Agrinho 2023

A estudante Angélica Moraes Firmino do Carmo, da Emef Cid Adalberto dos Reis, garantiu o primeiro 1° lugar na categoria produção textual do 7° ano, junto à professora Claudiceia Maria Speroto Peisino, no Concurso do Programa Agrinho 2023. Vivian de Jesus Mariano, da Emef Caboclo Bernardo, e as professoras Clarimar Guidoline e Cleice Fornaciari, garantiram a 10ª posição na mesma categoria no 9º ano. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 21 de novembro, em Aracruz.

O tema do concurso foi “Criando conexões, fortalecendo o Agro”. Conforme metodologia do programa, os educadores utilizaram a Pedagogia da Pesquisa, com professores e alunos, após fazerem um diagnóstico das condições da comunidade e proporem soluções de intervenções. Na sequência, os alunos fizeram desenhos e produções textuais.

A secretária de Educação de Linhares, Maria da Penha Valani Giuriato comentou da alegria do município ter feito a adesão ao projeto ter sido premiado, resultado fruto do esforço das alunas, professoras e escolas.

“Parabéns aos professores pelo trabalho tão comprometido, a toda equipe escolar e aos estudantes. No próximo ano, vamos aderir novamente e já contamos com a participação das escolas, que brilhantemente executaram os trabalhos neste ano”, comentou a secretária.

O programa realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), as secretarias municipais de educação e os Sindicatos Rurais Patronais desenvolve ações educativas para despertar a consciência de cidadania.

Foram 6.700 turmas nesta 17ª edição do Agrinho, envolvendo crianças desde a educação infantil até o 9° ano. O projeto ainda contou com parceiros como a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-ES), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) e a Suzano.