CRAS do bairro Santa Cruz recebe projeto Versos da Liberdade com atores

Atrizes Elisa Lucinda e Geovana Pires e o ator Nando Rodrigues estão passando uma semana em Linhares onde desenvolvem o projeto com adolescentes atendidos no CRAS

Desenvolver o gosto pela leitura e literatura por meio de um texto poético, geralmente em verso. Esse é o papel da poesia que 15 adolescentes com idades entre 13 e 15 anos assistidos pelo CRAS do bairro Santa Cruz, estão colocando em prática em uma oficina especial desenvolvida pela Casa Poema. Para isso, a unidade recebe visitas ilustres das atrizes Elisa Lucinda e Geovana Pires e do ator Nando Rodrigues.

Os atores estão passando a semana em Linhares onde iniciaram na última segunda-feira (20) o projeto Versos da Liberdade, que faz parte da oficina. A ação é uma estratégia do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Prefeitura de Linhares.

A adolescente Mariana Marrane de 16 anos disse que está amando o projeto. “Acho muito legal, estou aprendendo a desenvolver minha fala de maneira correta e me expressar melhor. Eu não gostava de poemas, mas depois dessas aulas vi o quanto são lindos e estou me amarrando”, disse entusiasmada.

A atriz Geovana Pires disse que o projeto muda a vida de adolescentes que muitas vezes estão perto da vulnerabilidade. “O projeto foi criado a 10 anos em parceria com a Organização Internacional do Trabalho e estamos trabalhando com eles a poesia falada como ferramenta de ensino e de expressão para adolescentes negros de comunidade, que muitas vezes não tem oportunidade de expressar sua arte. A poesia é usada como ponte para melhorar a inserção na família, na escola e desenvolve o gosto pela leitura”, explicou.

Já a atriz Elisa Lucinda disse que essas ações são realizadas em várias comunidades com o objetivo de mudar a vida das pessoas. “Uma sociedade que é excluída e aqui ganham voz e oportunidade de se expressar. Trabalhamos a palavra, a desenvoltura por meio de poemas de Mário Quintana por exemplo. Ao chegar aqui todos eles estavam tímidos, não queriam falar e agora temos esse excelente resultado. É um investimento em quem muitas vezes não é notado pela sociedade”, afirmou.

O Educador Social e Coordenador do CRAS do bairro Santa Cruz, Kasther Hugo de Paula, disse que o projeto desenvolve autonomia e cria empoderamento aos adolescentes. “O foco principal do projeto é desenvolver nesses adolescentes o talento para a fala, a literatura, como ele pode e deve se expressar e mostrar outras possibilidades de vida e que existem caminhos diferentes do que muitas vezes eles imaginam ser único. Foi um mergulho nas artes para quem muitas vezes se sente distante disso. Nesta quinta-feira, na apresentação conheceremos um outro lado destes adolescentes e tenho certeza que isso vai marcar a vida deles”, finalizou.

Nesta quinta-feira, às 14 horas, os adolescentes se apresentam no Centro de Convivência do CRAS do bairro Santa Cruz que fica na avenida Antenor Elias, número 473. Eles mostram aos seus familiares e para quem quiser acompanhar o resultado dos trabalhos realizados desde a segunda-feira, quando a oficina começou.

Veja os registros de Felipe Reis: