Linhares realiza festa em comemoração ao dia Nacional da Consciência Negra

Evento realizado pela Associação do Movimento Negro de Linhares tem o apoio da Prefeitura de Linhares

No dia 20 de Novembro é comemorado o dia da Consciência Negra em todo o Brasil. E em Linhares, a Associação do Movimento Negro (ASMONELI) irá realizar uma festa para marcar essa importante data. Palestras, apresentações culturais e missa vão marcar os festejos que começam no dia 18 e seguem até o dia 20. Haverá ainda apresentações de bandas de congo, folia de reis, desfile e barraquinhas com comidas típicas.

O evento será realizado na quadra poliesportiva do bairro Linhares 5 e é aberto ao público. Na sexta-feira (18) a festa começa às 17 horas com apresentações de bandas de congo e folia de reis. Logo depois haverá barraquinhas com comidas típicas. Já no sábado, a festa começa às 15 horas com palestra sobre racismo e discriminação racial e logo depois haverá um bingo seguido de apresentações de capoeira e desfile da beleza negra. Já no domingo, as festividades acontecem às 20 horas com missa com elementos afros ministrada pelo Padre Davi.

De acordo com José Pinto de Souza, mais conhecido como mestre Zezinho, a expectativa para o evento é grande. “Nossa festa vai ser linda e contar com várias atrações como roda de congo, palestras sobre preconceitos raciais, capoeira, folia de reis, desfile da beleza negra e esperamos atingir toda a população linharense e da região para mostrar o trabalho de conscientização sobre a situação de desigualdade e discriminação do povo negro”, afirmou empolgado.

“Por meio da arte, da cultura e de atividades, queremos não apenas comemorar essa data tão importante como chamar a atenção da sociedade para a questão da igualdade racial, do respeito e do combate ao racismo que deve ser um dever de todos”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Roque Chile.

Consciência Negra

A partir da década de 1960, o dia 20 de novembro passou a ser reivindicado como o Dia da Consciência Negra pelo Movimento Negro no Brasil. A data homenageia o dia de morte do líder do Quilombo dos Palmares, conhecido mundialmente como Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela libertação dos negros no país.

A celebração do dia 20 de novembro também substitui o antigo 13 de Maio – dia da abolição da escravatura no país -, anteriormente comemorado. Isso porque, com o revisionismo histórico, hoje compreende-se que a abolição havia sido incompleta.

Confira a programação que vai acontecer no ginásio poliesportivo do Linhares 5:

Sábado 18/11

17h – Apresentação da Banda de Congo de Regência, Folia de Reis e Banda

de Congo de Povoação

18h – Abertura de barracas com comidas típicas.

Domingo 19/11

15h – Palestra com o tema: Racismo e Discriminação Racial

16h – Apresentação de Capoeira

17h30min – Bingo

19h – Desfile beleza negra

Segunda-feira 20/11

19h – Missa com elementos afros com o Padre Davi