Infrações no trânsito reduzem quase 30% em Linhares

Apesar da redução, estacionar em local proibido lidera o ranking de infrações em levantamento do Departamento de Trânsito do município



A Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Detro), divulgou o balanço das autuações de trânsito aplicadas nos primeiros nove meses deste ano – entre janeiro e setembro. Estacionar em local proibido, dirigir usando o aparelho celular e o não uso do cinto de segurança pelo motorista ou passageiro lideram o ranking.

Considerando essas três infrações, na comparação com o ano passado, houve uma redução de 25%. No ano passado, as infrações somadas geraram 4.359 infrações, com estacionar em local proibido também no topo do ranking.

Um total de 1.153 notificações foram registradas pelos agentes de trânsito por motoristas que estacionaram em local proibido. Em seguida no ranking está dirigir falando ao telefone celular com 835 notificações. E os flagras de motoristas ou passageiros sem cinto de segurança alcançaram 379 autuações.

O Diretor de Trânsito de Linhares, Douglas Simplício, destacou que o estacionamento rotativo contribuiu para a redução de infrações. “A implantação do estacionamento rotativo foi fundamental para a redução das autuações por estacionamento irregular, porém o motorista precisa ter maior consciência no que diz respeito ao fato de falar ao telefone celular dirigindo e ao fato de não usar o cinto de segurança. É muito importante frisar que todos, independente de estar no banco de trás ou de uma curta distância, devem usar o equipamento de segurança”, afirmou.

Confira os números de autuações:

Estacionamento em local proibido – 1.153 até setembro deste ano contra 1.691 até setembro de 2022.

Dirigir usando o aparelho celular – 835 até setembro deste ano contra 844 até setembro de 2022.

Não usar o cinto de segurança – 379 até setembro deste ano contra 398 até setembro de 2022.

Denúncias:

O telefone de denúncias do Departamento Municipal de Trânsito é o 0800 283 1370. A ligação é gratuita.