Unidades Básicas de Saúde promovem ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

O Outubro Rosa é o mês dedicado às ações de prevenção ao câncer de mama. Para reforçar os debates sobre o tema, a Secretaria de Saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), terá uma extensa programação durante todo mês.

Rodas de conversa, palestras com profissionais de saúde, coleta de material para o exame Papanicolau (preventivo) e encaminhamento para mamografia fazem parte das ações planejadas para informar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Entre as orientações está o autoexame da mama, importante instrumento para detecção da doença. Foi por meio do autoexame que Fabiana Mação (45), moradora do bairro Planalto, acendeu o alerta e buscou a UBS do bairro, porta de entrada para o tratamento da doença.

Eu fiz o toque e percebi algo errado na minha mama esquerda. Procurei a unidade de saúde e fui atendida com muito carinho. Me encaminharam para fazer a mamografia e como o resultado deu positivo me mandaram para Casa Rosa onde eu estou fazendo o acompanhamento com o médico. Só tenho a agradecer todo respeito e atenção que recebi. Foi muito importante para mim, tanto física quanto emocionalmente”, conta Fabiana.

A Secretária de Saúde, Sonia Dalmolin, explica que a mamografia e o preventivo são exames oferecidos durante todo ano, porém, no mês de outubro, são intensificados, justamente para chamar a atenção da população para a importância dos mesmos.

“Precisamos destacar a importância do preventivo e da mamografia para prevenção do câncer de mama e de colo de útero e que esses exames estão disponíveis para população durante todo ano. No Outubro Rosa o que fazemos é intensificar essas ações, justamente para chamar a atenção das pessoas para a importância da conscientização para prevenção e descoberta precoce dessas doenças”, ressalta a secretária. 

Sonia lembra ainda que a porta de entrada, tanto para prevenção, quanto para o tratamento do câncer de mama e de colo de útero são as UBS. “É nas unidades de saúde que são feitos os preventivos e avaliados casos suspeitos de câncer de mama. A nossa orientação é que as mulheres não deixem de fazer o preventivo uma vez por ano e as que tem mais de 50 anos procurem a UBS para avaliar a necessidade de fazer a mamografia”.  

Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo e ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).