No Dia da Árvore, estudantes de escola do Movelar iniciam recuperação de área com o plantio de 40 espécies nativas

A ação aconteceu numa área de preservação permanente localizada ao lado da Emef Maria Souza Matias

Um espaço que num futuro bem próximo conecte natureza, pássaros e muita sombra. Foi com este objetivo que estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Souza Mathias, no bairro Movelar, iniciaram nesta quinta-feira (21), o Dia da Árvore, a recuperação de Área de Preservação Permanente-APP de 2.000 m², exatamente ao lado da escola, com o plantio de 40 espécies de árvores nativas, entre elas os exuberantes ipês amarelos, roxos e brancos, além de pau brasil, jequitibá e angino.

Envolver os estudantes da escola foi uma iniciativa das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação como forma de criar nas crianças e adolescentes o sentimento de pertencimento pela área que por muito tempo foi usada por moradores para o descarte irregular de resíduos. A ideia é que os alunos se transformem em agentes multiplicadores da importância da preservação ambiental e que ajude a cidade ser mais sustentável.

“Foi muito legal. Curti demais plantar a árvore. Eu, meus amigos e as professoras vamos cuidar com muito carinho deste espaço. Todo dia quando chegar na escola vou vir aqui dar ‘oi’ para ela e colocar água também. Cada um tem que cuidar da sua árvore”, afirmou, com um largo sorriso no rosto, Sofia de Quino Lima, de 7 anos, que plantou uma das 40 árvores.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Rodrigues, disse que os estudantes linharenses devem ser fundamentais para fazer da cidade uma referência em preservação do meio ambiente.

“Tão importante quanto plantar uma árvore é saber cuidar dela. Nossas crianças sabem muito bem como fazer isso e serão agentes multiplicadores para as suas famílias e amigos sobre as vantagens nas melhorias e preservação da qualidade dos espaços verdes de suas escolas, do bairro e cidade onde, que é possível quando estimulamos a arborização”, destaca a secretária.

Para a secretária municipal da Educação, Maria da Penha Valani Giuriatto, educar as crianças para uma vida sustentável é garantir futuro com qualidade de vida para as gerações. “Este movimento não pode ficar limitado ao dia de hoje. É necessário compartilharmos vida e natureza todos os dias”, disse Maria da Penha.

Para a diretora de Educação Ambiental da Prefeitura de Linhares, Aline Fernandes, a conscientização tem de começar desde os primeiros anos de vida. “Queremos que estas crianças, quando voltarem à área de preservação permanente, acompanhem o crescimento da árvore que ajudaram a plantar e que tenham o olhar da preservação sobre tudo o que a natureza nos oferece”.