Casa Rosa já encaminhou 176 pacientes para cirurgias ginecológicas no HGL este ano


Para ter acesso aos procedimentos o primeiro passo é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa


A Casa Rosa, centro de referência da Saúde da Mulher em Linhares, ligado ao Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (Naps), já encaminhou, de janeiro a agosto, 176 mulheres para cirurgias ginecológicas no Hospital Geral de Linhares (HGL). Foram 102 histerectomia, (retirada total do útero), 41 salpingectomia (retirada das tropas), 29 curetagens e 04 ooforectomia (retirada dos ovários).

A porta de entrada para ter acesso aos procedimentos são as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A investigação de problemas ginecológicos se inicia sempre nas Unidades de Saúde, seja por que a mulher apresenta algum sintoma e procura atendimento na unidade, seja por meio de um exame de rotina que levante alguma suspeita”, explica Kessy Bonicenha Brunetti, diretora do Naps.

A Secretária de Saúde, Sonia Dalmolin, fala da importância de oferecer atendimento integral às mulheres. “Entendemos que esse atendimento integral, que começa na unidade de saúde, passa pelos médicos especialistas e exames específicos na Casa Rosa e termina no HGL, com a cirurgia, é muito importante para as mulheres. Ela não precisa sair da cidade para cuidar da sua saúde, oferecemos todos esses serviços aqui no município”, enfatiza Sonia.