Prefeitura reforça proteção de restinga com instalação de bloqueios nos balneários

Com o grande fluxo de turistas que têm aproveitado as praias do município, a Prefeitura de Linhares está reforçando a proteção às Áreas de Preservação Permanente (APPs), as chamadas áreas de restinga – vegetação costeira que ajuda a inibir a invasão do mar pelas ressacas e a evitar o arraste de areia das dunas para dentro dos balneários.

Nessa terça-feira (7), a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) instalou, com apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), estacas de madeira e “gelos baianos” no Pontal do Ipiranga, visando impedir o acesso de veículos às áreas de preservação ambiental.

A ação, conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, atende as recomendações de órgãos ambientais e cumpre os dispositivos do Código Florestal – Lei nº 12.651/2012.

“Alguns turistas, por falta de conhecimento, acabam estacionando os seus veículos nas áreas de proteção ambiental, onde se concentram a vegetação de restinga. Por isso, estamos intensificando as ações para coibir o tráfego de veículos nestes locais com a instalação das estruturas”, disse o secretário.

Multa

Apesar do bloqueio aos acessos irregulares à faixa de restinga e da proibição do tráfego no local, alguns motoristas insistem em infringir as normas. Por isso estão passíveis a multas. Conforme a Semam, o valor da multa pode variar de R$ 5 mil a R$ 50 mil, a depender dos agravantes como, por exemplo, se ocorreu dentro de Unidade de Conservação, em área protegida, aos fins de semana, após as 18 horas ou se o infrator é reincidente.