Estudantes do Córrego Farias visitam patrimônio histórico e cultural de Linhares

Alunos dos 5° e 7° anos da Emef Professora Efigênia Sizenando, no Córrego Farias, visitaram a Biblioteca Municipal, a Praça 22 de Agosto, a sede da Seccional Regional Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlighes) e a Floresta Nacional de Goytacazes, locais que desempenham papéis fundamentais na identidade e na memória da cidade. A atividade faz parte do projeto “Patrimônio cultural e histórico de Linhares” que permitiu aos estudantes mergulhar nas riquezas culturais e históricas do Município, após realizarem atividades em sala de aula.

O projeto foi desenvolvido pelas professoras Suellen Alves Ribeiro Telarolli, Mônica de Almeida da Cunha, Silvia Nunes da Silva e Laís Anholeti Pompermaier. O pedagogo Werlles Faustino informou que uma das experiências mais marcantes foi a visita à Serlighes, onde puderam explorar artefatos antigos, documentos históricos e exposições que contavam a fascinante história de Linhares ao longo dos anos. “Essa imersão no passado da cidade permitiu aos alunos compreenderem a importância de preservar e valorizar o patrimônio cultural da região”, comentou o pedagogo.

Na Biblioteca Municipal, os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar a história local por meio de livros e documentos raros. Já a Praça 22 de Agosto proporcionou uma reflexão sobre o papel dos espaços públicos na vida comunitária e na preservação das tradições locais.

Por fim, a visita à Floresta Nacional de Goytacazes conectou os alunos à natureza exuberante que circunda Linhares, destacando a importância de conservar não apenas o patrimônio histórico, mas também o patrimônio natural da região.

“Esse projeto enriquecedor não apenas ampliou o conhecimento dos alunos sobre sua cidade, mas também inspirou um senso de responsabilidade em relação à preservação de seu patrimônio cultural e ambiental”, disseram as professoras dos 5° e 7° anos da escola.