Praça de Regência vai ganhar bustos de Caboclo Bernardo e Seu Miúdo

O busto de um dos ícones da Vila de Regência será eternizado na nova praça que leva o seu nome e que a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras, constrói no balneário. "Seu Miúdo" vai ganhar um busto de bronze que será exposto na praça central. Ao lado dele outro busto – o do herói linharense Caboclo Bernardo totalmente restaurado pela Secretaria Municipal de Cultura, também vai perpetuar a história da charmosa vila de pescadores. O novo espaço de lazer e entretenimento já começa a ganhar forma e a previsão é que seja inaugurado nos próximos meses. A Prefeitura investe na obra o montante de R$ 378.797,83.
 
A obra vai ao encontro de uma das prioridades apontadas pela comunidade no Orçamento Participativo. A nova praça vai incrementar o lazer e o turismo, e beneficiar a veia turística do balneário que é uma das rotas mais visitadas da cidade, não somente no verão, mas no decorrer de todo o ano.
 
"Estamos atendendo uma antiga reivindicação da comunidade. A nova praça é totalmente revitalizada e vai perpetuar o busto de Seu Miúdo – um dos personagens mais importantes para a história da Vila, além do nosso herói Caboclo Bernardo. Vamos resgatar a tradição e a cultura de um dos locais que é o ponto de encontro das famílias de Regência e que tem tantas histórias para contar", disse o Prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
 
Ele reforça os investimentos que a Prefeitura realiza na Vila que ultrapassam os R$ 5 milhões em obras alinhadas ao Programa Linhares 100% Infraestrutura. Recentemente, o Prefeito de Linhares inaugurou um ginásio poliesportivo coberto e doou novos instrumentos ao Grupo de Folia de Reis Mirim de Regência, numa ação que incentiva e fortalece a tradição cultural do local. Os novos instrumentos foram viabilizados por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
O Presidente da Associação de Moradores de Regência, Fábio Gama, comemora os investimentos no balneário. Ele afirma que a Vila nunca recebeu tantos incentivos que traduzem em qualidade de vida dos moradores. 
 
"Regência ganha em qualidade de vida e os moradores estão satisfeitos com as nítidas melhorias em todos os setores. Hoje, temos um ginásio, posto de saúde com bom atendimento e escola para nossos filhos. Só temos a agradecer à Prefeitura por tanto cuidado com a nossa gente", disse.
 
Regência
 
Distante pouco mais de 50 quilômetros de Linhares, o balneário é conhecido pelo forró pé-de-serra e por ter um dos melhores pontos de surfe do Brasil. Muitos surfistas comparam as ondas de Regência às de Florianópolis, em Santa Catarina, Saquarema, no Rio de Janeiro, e Maresias, em São Paulo. A época que vai de março a setembro é a mais indicada para a prática do esporte no balneário.
 
Regência também abriga uma base do Projeto Tamar, que visa à conservação das espécies de tartarugas encontradas na costa brasileira. As espécies que predominam na região são a tartaruga-cabeçuda – ou careba-dura – e a tartaruga-de-couro – ou careba-mole. O nascimento dos filhotes, que acontece entre setembro e janeiro, é um espetáculo apreciado por muita gente.