Escola da rede municipal de Linhares é selecionada para avaliação internacional de tendências em Matemática e Ciências

A Emef Cid Adalberto dos Reis, no bairro Juparanã, foi a escola selecionada no município de Linhares para fazer a avaliação do Trends in International Mathematics and Science Study -TIMSS (Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências), da International Association for the Evaluation of Educational Achievement – IEA (Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional). O TIMSS foi desenvolvido para medir e interpretar as diferenças nos sistemas educacionais nacionais, a fim de ajudar a melhorar o ensino e a aprendizagem de Matemática e Ciências em todo o mundo.

A escola municipal foi escolhida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A associação é um organismo internacional independente de agências governamentais e instituições de pesquisa nacionais que conduz estudos do desempenho internacional desde 1959. O estudo é reconhecido como medida válida e confiável do desempenho dos estudantes em Matemática e Ciências do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental, relatando as tendências de desempenho internacional a cada quatro anos, desde 1995.

Desde o ciclo de 2019, o TIMSS fez a transição da aplicação em papel-lápis para ser realizada por meio de computadores. A técnica pedagógica da Secretaria de Educação de Linhares, Anazilda de Oliveira Firme Costa Dias, informou que as informações foram coletadas por meio do “Teste de Desempenho” e de questionários aplicados a estudantes, professor e diretor, havendo também questionário aplicável aos pais ou responsável para responderem sobre a aprendizagem.

“A escola conseguiu 94% de participação dos estudantes no dia da prova. Isso foi muito importante porque a diretora Erica Simone Raymundo Manenti e demais servidores da unidade de ensino, se mobilizaram para que a aplicação acontecesse com sucesso. A Secretaria de Educação tem somado esforços junto às instituições aplicadoras para melhorias no desempenho dos estudantes da rede nas avaliações externas”, disse a técnica pedagógica.