Alunos de escolas do Interlagos e Shell recebem escritor Pablo Morenno para contação de história

Alunos da Emef Antonio Fernandes, no bairro Interlagos, e da Emef Auto Guimarães e Souza, localizada no Shell, receberam a visita do escritor Pablo Morenno. Autor de “O rei descalço”, um dos exemplares entregues aos alunos do 3º ano, no Programa Linhares, Cidade de Leitores, e presente nas estantes das bibliotecas da rede municipal, Morenno contou aos estudantes das duas unidades de ensino a história do livro. Antes, ministrou palestra sobre “Ser educador em tempos difíceis” aos diretores das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Pablo Morenno é editor e escritor de literatura infantil, infanto-juvenil, jovens e crônicas para adultos, com 20 livros publicados, e palestrante na área educacional, abordando sempre questões relacionadas aos sonhos, imaginação, afeto, família e relações das escolas.

Morenno pontuou que, as histórias, segundo o estudo de “A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância”, de Yolanda Reys, são necessárias para organizar as emoções e desenvolver capacidades intelectuais. Que as histórias com início, meio e fim, sempre com um personagem que vence e resolve seus conflitos, ajuda as crianças a perceberem que são capazes de resolver problemas no seu dia a dia.

“A contação de histórias ajuda a criança a entrar nesse mundo imaginário e criar ferramentas para ser um cidadão competente para resolver os seus conflitos. Intelectualmente as histórias propõem resoluções e personagens que sempre têm problemas para resolver. Isso faz com que nosso cérebro desenvolva novas possibilidades e imagine novas soluções para os problemas. História traz encantamento, fantasia e imaginação para o mundo da criança, levando a possibilidade do sonho, de que ela pode ser alguém, superar a condição social e econômica, se inserir no mundo e ser respeitada, e ser uma pessoa que torne o mundo mais pacífico, amoroso e humanista”, comentou.

O escritor também esteve reunido com os diretores com a temática “Ser educador em tempos difíceis”, levando uma mensagem de motivação e otimismo para as escolas.

Palestra com o tema “Ser educador em tempos difíceis”, com diretores da rede municipal

“Refletir sobre as nossas emoções, escolhas e como ser educador nesses tempos, especialmente, pós pandemia e, em tempos de tecnologia, o ser educador precisa ser repensado. Trabalhamos com os gestores as escolhas, o olhar amoroso, o afeto, o propósito, a felicidade e a capacidade de transformar o mundo através dessas crianças, que serão os cidadãos a construir o mundo que sonhamos. Um mundo de paz, respeito, diversidade, acolhida e espiritualidade”, comentou o escritor.

A secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, disse que a palestra faz parte do Programa Linhares, Cidade de Leitores. “A palestra trouxe um despertar aos gestores escolares sobre a necessidade de fortalecer o incentivo à leitura nas escolas, trazendo contribuições como a sensibilidade que um educador precisa ter, além da importância do propósito, do conhecimento, da sabedoria, do engajamento e do sentimento de pertencimento para com a educação”, disse a secretária.

A diretora do Ceim Angelina Scandian Rigoni, Tércia Bezerra de Aguiar Souza, bairro Movelar, saiu empolgada da palestra. “Foi um momento que além de aprender muito, tivemos a oportunidade de vivenciar o lúdico de forma prazerosa, algo que nós fazemos com as crianças no dia a dia da escola. Vou passar para os professores sobre os pilares apresentados como a autonomia, o  propósito, a competência e o sentimento de pertencimento que devemos levar por toda a nossa vida. Precisamos trabalhar mais as nossas emoções, porque nosso trabalho é digno e legítimo, e precisamos impactar de forma positiva quem está ao nosso lado”, comentou a diretora.