Prefeitura investe no uso de câmeras de alta tecnologia para aumentar segurança e reduzir crimes em Linhares

Dia a dia, mês a mês, a Prefeitura trabalha para se tornar uma cidade mais segura e bem-cuidada. Uma das ações da secretaria municipal de Segurança Pública que fortalece esse trabalho é a instalação de câmeras de videomonitoramento fixas e móveis nos bairros, distritos e localidades do interior.

No total são 68 câmeras que são interligadas ao Centro Integrado de Monitoramento e Inteligência que fica na sede da secretaria de Segurança e integram o pacote de investimentos de quase R$ 5 milhões anunciado pelo prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

Essas câmeras transmitem imagens em tempo real e de forma ininterrupta, ou seja, 24h por dia, durante os sete dias da semana. As imagens são enviadas para o Centro Integrado, onde, dependendo da situação flagrada, são compartilhadas com as forças de segurança do Município e equipes municipais de fiscalização, gestão, mobilidade e saúde.

Esse trabalho é indispensável para identificar suspeitos de crimes, bem como para monitorar o trânsito e os pedestres.

No Centro Integrado de Monitoramento e Inteligência, os agentes conseguem, por meio das câmeras, acompanhar as cenas com imagens fixas, movimentações laterais, giros de 360 graus e zoom com capacidade de aproximação de dois quilômetros. O objetivo é um policiamento inteligente e eficiente, com melhor emprego de recursos.

As imagens transmitidas são de alta resolução e auxiliam em investigações policiais, acompanhamento de manifestações, shows e situações de acidente de trânsito, entre outras. “O programa de videomonitoramento é uma das prioridades da Prefeitura de Linhares”, destaca o secretário de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos.

Segundo o secretário, as câmeras são importantes nas operações e atuações porque multiplicam os olhos da segurança pública e otimizam o emprego do policiamento em locais onde há menos efetivo. A ferramenta também aponta onde há necessidade de atuação ou remanejamento dos profissionais. Dessa forma, o uso das imagens captadas contribui com o encurtamento do tempo de investigação e a consequente responsabilização mais rápida do infrator, principalmente em casos de condenações e prisões.

“Esse é um passo importante feito em parceria com as forças de segurança, com as comunidades, para reforçar a segurança em todo o município, nos bairros e no interior. Essas câmeras são inteligentes e conseguem identificar tudo. Leem a placa, o tipo, a cor e a característica do carro, por exemplo”.



Por todos os lados

A definição dos locais em que as câmeras são instaladas é feita com base em levantamentos elaborados pela secretaria municipal de Segurança Pública e também com orientação de responsáveis por batalhões e delegacias. Por questões de estratégia de planejamento de segurança, a Secretaria não detalha a localização das câmeras nem a distribuição por região administrativa.

Os estudos apontam as chamadas “manchas criminais”, por meio das quais é possível detectar dias, horários e locais de maior incidência de crimes. As câmeras também são instaladas em áreas de grande circulação de pessoas e de veículos, bem como nas principais vias de acesso às regiões administrativas.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, explica que a partir das novas câmeras, do Cerco Inteligente, o Município começa a criar uma “muralha digital” com o objetivo de levar mais segurança à população.

“Nesse programa a Prefeitura está aliando os mais modernos recursos tecnológicos à segurança da população linharense. Além de possibilitar a prevenção e a redução da criminalidade, a vigilância eletrônica permite a captação de imagens que podem levar ao esclarecimento de crimes e recuperação de bens patrimoniais roubados como carros, motos, caminhões, celulares, entre outros”, disse o prefeito

O cidadão que deseja denunciar alguma situação irregular observada nas ruas, os canais são os telefones 190, da Polícia Militar, e 181, da Polícia Civil, e o 153, da Guarda Civil Municipal.