Inédito no ES: PIQ realiza aula inaugural do curso Pós-técnico em Eficiência Operacional

Na última semana foram realizadas aulas inaugurais de seis cursos do PIQ

O Programa Integrado de Qualificação (PIQ) da Prefeitura de Linhares realizou na última quinta e sexta-feira as aulas inaugurais de seis cursos de qualificação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o Senac e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai de Linhares. A Prefeitura de Linhares investe R$ 3 milhões, com recursos próprios, para qualificar mão de obra ao mundo do trabalho.

Um dos cursos com aula inaugural foi um inédito em todo o Espírito Santo: o curso Pós-técnico em Eficiência Operacional, ministrado no Senai. Ainda estão na lista de cursos de Depilação, Auxiliar de Cozinha, Limpeza de Pele, Cabeleireiro e Massagista, que são ministrados pelo Senac.

O curso Pós-técnico em Eficiência Operacional é voltado para pessoas que já realizaram um curso técnico e precisam aprimorar seus conhecimentos. Ele atende uma demanda crescente de oportunidades envolvendo principalmente o setor moveleiro.

Para o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, o objetivo do PIQ é o de auxiliar a população a preencher vagas que exigem qualificação profissional e se encaixa nas metas estabelecidas pela Prefeitura de Linhares de oportunizar a mão-de-obra local.

“Temos hoje em Linhares uma vasta oferta de cursos de qualificação para atender as demandas de setores da economia. Além disso, a Prefeitura tem buscado cada vez se adaptar ao que é exigido por empregadores, tendo em vista as mudanças provocadas pela diversificação da matriz econômica que acontece em Linhares”, destacou.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Bruno Luciana Mantovaneli Amorim, o pioneirismo linharense com a criação do PIQ reflete nessa iniciativa de formação de pessoal para diversas áreas do mercado de trabalho, sobretudo para as novas indústrias que escolheram a cidade para se instalar.

“Linhares tem destaque em todo o Espírito Santo na oferta de oportunidades e o PIQ agrega nessa direção, já que propõe uma jornada bem estruturada para atender os profissionais de diversas áreas e as empresas que demandam mão de obra qualificada”, pontuou.