Escola do bairro Canivete realizará 1º Concurso de Dança e recebe recado especial de Carlinhos de Jesus

O dançarino e coreógrafo brasileiro, Carlinhos de Jesus, surpreendeu os estudantes da Emef José Modeneze, no bairro Canivete, enviando um vídeo incentivando a dança como atividade escolar. É que a escola realizará o 1º Concurso de Dança na Escola no dia 10 de agosto, às 7h30. As três melhores equipes serão premiadas com medalhas e certificado de participação. A atividade faz parte do projeto “Dançando na escola”, das professoras de Educação Física, Franciane Marquesini, e de Arte, Iara Ripardo.

O concurso faz parte do I Seminário de Dança. O objetivo das atividades é proporcionar a vivência das danças como instrumento de sociabilidade entre os alunos, e ampliar os conhecimentos sobre os repertórios existentes na dança. Participam do projeto estudantes das turmas de 4º e 5º anos.

O projeto, conforme explicaram as professoras, foi inspirado na criação de possibilidades da prática e benefícios da dança dentro da escola, oportunizando aos discentes o envolvimento com as atividades rítmicas e expressivas e o movimento corporal.

“Seguindo essa proposta, incluímos a exploração no mundo da dança no Ensino Fundamental I com a apreciação do filme ‘Feel the Beat’ que pode ser traduzido como sinta a batida, ou o movimento, o ritmo, com aula expositiva sobre ritmos do Brasil e mundo. Além disso, realizamos roda de conversa sobre os benefícios da dança, montagem de coreografias e culminância com seminário prático, a fim de que eles aprendam os princípios da inclusão, da diversidade, visando uma melhor sociabilidade entre os alunos”, disseram as professoras.

Os alunos escolheram os gêneros musicais a serem apresentados, assim como a coreografia a ser apresentada para jurados que avaliarão a sincronia de passos, o entrosamento, letra da música, vestimentas e participação de todos os integrantes. Cada equipe conterá no máximo quatro integrantes. O projeto segue os Parâmetros Curriculares Nacionais.