Conferência Formativa para Monitores e Estagiários da Educação Especial segue até sexta-feira (21/7) de Linhares

Nesta segunda-feira (17/7), foi realizada a abertura da Conferência Formativa para Monitores e Estagiários da Educação Especial de Linhares que segue até a próxima sexta-feira (21). O prefeito Bruno Marianelli esteve presente dando as boas-vindas no evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, que reúne mais de 610 profissionais nos dois turnos, e conta com ciclos de palestras abordando diversas temáticas voltadas à Educação Especial.

“Essa formação traz um troca de experiências importante e assim conseguimos transformar a educação em uma nova realidade. Que possamos propiciar às nossas crianças e adolescentes de todas as escolas a mesma qualidade de ensino para que, no futuro, trilhem as mesmas oportunidades. E essas formações fazem grande diferença nesse processo, pois os profissionais poderão durante uma semana reforçar o que já sabem e ter acesso a novas informações”, comentou o prefeito.

O tema da palestra de hoje foi “Um olhar de compromisso e cuidado na Educação Especial”, com a psicóloga Eliane Vieira Celestrini Dias. A professora Vanessa Batista Ferreira dos Santos, monitora de Educação Especial na Emef José Modeneze, no bairro Canivete, e trabalha com aluno autista, está participando da conferência.

“Essa formação vai me ajudar muito e será uma base para conhecimento e adaptação, até porque existem várias formas de autismo. Sou professora, mas é a primeira vez que trabalho diretamente com Educação Especial. Assumi o cargo de monitora no mês de abril deste ano. Acredito que nesses cinco dias de curso vou aprender bastante sobre esse assunto que é algo novo para mim”, disse a monitora.

Professora Vanessa Batista Ferreira dos Santos, monitora de Educação Especial na Emef José Modeneze, no bairro Canivete.

A secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, comentou sobre a importância da formação, de se fazer um trabalho em conjunto. “Temos novas legislações e essa formação é uma forma dos profissionais se apropriarem de mais conhecimento para fortalecer a aprendizagem dos alunos. Os monitores e estagiários são pessoas muito importantes que apoiam nossos professores regentes no conhecimento dos alunos e essa será uma semana intensa, visando a formação para atuarem em sala de aula”, reforçou a secretária.

Programação dos próximos dias:

18/07: “Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. –
Público Alvo”, com a equipe de Educação Especial da Secretaria de Educação

19/07: “Transtorno do Espectro Autista: conhecer para incluir”, com a
Psic. Dra, Lorena S. Ricardo

20/07: Funções Executivas no cotidiano, com a pedagoga Ingrid Salaroli

21/07: “Benefícios das Aplicações musicoterápicas em indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento”, com o musicoterapeuta Douglas Cunha.

“Primeiros Socorros”, com Coronel Carlos Wagner Borges