Alunos do Humaitá participam de projeto que estimula os cinco sentidos

Os alunos da turma de 4 anos da Empei Gerôncio Francisco, em Humaitá, participaram do projeto “Os 5 sentidos”. A professora Vanina Ribeiro de Amorim promoveu diversas experiências e brincadeiras para estimular os sentidos e habilidades na Educação Infantil.

“O trabalho foi desenvolvido para estimular e desenvolver os cinco sentidos, melhorar a coordenação motora, aprimorar a interpretação cognitiva por meio do uso dos sentidos, trabalhar autoconhecimento, identificar e diferenciar os sentidos, aprendendo como cada um deles funciona e opera no corpo humano”, disse a professora.

Neste sentido, a professora utilizou a atividade de construção de um binóculo feito com rolos de papel higiênico e a brincadeira da “cobra-cega, onde a criança com os olhos vendados tentava localizar a outra por meio da audição.

Para estimular o sentido “tato”, a atividade aplicada foi a colagem de vários itens, construindo um caminho utilizando areia, algodão, grãos de milho de pipoca, brita e folhas. Para trabalhar a “audição”, foi montada uma bandinha com alguns brinquedos e uma das brincadeiras foi a criança, com os olhos vendados, tentar descobrir o nome do instrumento, por meio do seu som.

Já o “paladar”, a professora promoveu uma prova de sabores com salada de frutas, queijo e goiabada. O “olfato”, a atividade utilizada foi fazer alguns sachês com cheiros variados, como exemplo, o café, perfume, sabonete, cebola, alho, capim cidreira e arruda.