Caps AD completa um ano com 680 pacientes cadastrados e mais de 1400 atendimentos médicos realizados


O Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), órgão ligado à Secretaria de Saúde, comemora em julho um ano de serviços prestados à comunidade. Neste período foram realizados 1458 atendimentos médicos, 590 atendimentos psicológicos, inúmeras oficinas terapêuticas e 680 pacientes cadastrados.

Com uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e psicólogo, o Caps AD atende pacientes com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e seus familiares.

A coordenadora do Caps AD, Patrícia de Souza Silva, explica o objetivo do tratamento oferecido. “Nosso maior objetivo é que o paciente consiga voltar ao mercado de trabalho, é reinserir a pessoa na família, que muitas vezes se afastam, ou não sabem lidar com a situação, reinserir na sociedade”.

O Caps AD trabalha com demanda espontânea, ou seja, a pessoa reconhece que precisa de ajuda, ou um familiar, pode procurar o serviço. Ou por encaminhamento feito por algum órgão ligado à rede de saúde municipal, como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps ll), Unidades Básicas de Saúde, Hospital Geral de Linhares (HGL) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Pessoas com vício em álcool e drogas são pessoas doentes, e pessoas doentes precisam de tratamento, de acompanhamento, e o Caps AD é uma importante ferramenta nesse processo. Estamos cuidando dessas pessoas e seus familiares, que também acabam adoecendo”, diz a secretária de Saúde de Linhares, Sonia Dalmolim.

No Caps AD os pacientes são acolhidos, avaliados e inseridos no projeto terapêutico singular. O tratamento é único para atender a demanda de cada paciente.