Mais de 25 mil pacientes já faltaram às consultas agendadas com médicos em Linhares neste ano

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, o índice de faltas de pacientes às consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade Sanitária de Linhares (USL), chegou a 19,01%, entre 01 de janeiro a 31 de maio deste ano. Para se ter uma ideia do que esse dado representa, dos 116.117 mil agendamentos feitos neste período, 27.254 mil consultas não aconteceram por ausência do paciente.

Durante este período, só na USL, 6,098 pacientes com consultas agendadas para uma das mais de 30 especialidades médicas oferecidas pelo município. Vale ressaltar que a secretaria de saúde não recebe com antecedência o comunicado de ausência do paciente, o que acaba impedindo que a vaga seja preenchida por outra pessoa.

A secretária municipal de Saúde, Sonia Dalmolin, pontua que o não comparecimento dos pacientes nas consultas agendadas compromete os atendimentos, e pede a compreensão da população para que, caso o paciente não possa ir à consulta, informe na unidade onde está agendada a consulta.

“As faltas comprometem a programação, estabelecida pela secretaria, para atendimento. Solicitamos a compreensão dos pacientes agendados que, caso não possam comparecer, comunique a Unidade de Saúde. Isso permitirá que a vaga disponibilizada seja utilizada por outro paciente, dando maior celeridade aos atendimentos nas especialidades médicas e garantindo a antecipação e bem-estar às pessoas que aguardam o agendamento”, frisou. 

De acordo com informações da Secretaria, o índice de absenteísmo (falta de comparecimento do usuário a uma consulta médica ou exame agendado) tolerado pelo Ministério da Saúde é de 12%.