Fim dos alagamentos: Obras de Macrodrenagem do Centro continuam a avançar

As obras de macrodrenagem no centro da cidade de Linhares estão avançando e seguem em três frentes distintas, para dar celeridade ao projeto que visa pôr fim aos contratantes alagamentos enfrentados por moradores da região.

No primeiro trecho, a Avenida Nogueira da Gama, entre as Ruas Prof. Jones e João Francisco Calmon, permanece fechado ao tráfego até o dia 23 de junho.

Já no segundo trecho, que compreende a Avenida Vitória, entre as ruas Augusto de Carvalho e Monsenhor Pedrinhas, que também está fechada, a previsão é que a liberação dessa rua ocorra em 19 de junho, se as condições climáticas forem favoráveis.

No entanto, o trecho 3 da obra segue sua programação conforme o previsto inicialmente, sem necessidade de interdições. A Avenida Comendador Rafael, entre as Avenidas Filogônio Peixoto e Prefeito Manoel Batista Cruz, não sofrerá fechamento ao tráfego. Essa etapa específica envolve a execução de um túnel. A previsão é que este trabalho seja finalizado em novembro.

Fim dos alagamentos

A macrodrenagem prevista busca principalmente evitar futuros alagamentos na região central da cidade. Conforme o projeto, estão previstos bueiros tubulares ao longo das vias e, na Rua Comendador Rafael e adjacentes, foram projetadas galerias celulares para poder suportar toda drenagem para posterior lançamento no Rio Doce.

A nova rede de drenagem prevê ainda a construção de túnel bala pelo método não destrutivo com extensão de 316 metros, 5.186 metros lineares de redes tubulares e 178 metros lineares de galerias. Ao todo, a bacia de contribuição soma mais de 350.000m² de área.