Projeto Educação Financeira também é coisa de criança no Ceim Chapeuzinho Vermelho

No Ceim Chapeuzinho Vermelho, no bairro Interlagos, “Educação financeira também é coisa de criança”. O projeto, que envolveu todas as crianças de 5 anos da escola, teve por objetivo fazer com que as crianças logo cedo desenvolvam habilidades eficazes para lidar com o dinheiro e compreender seu uso na sociedade.

A diretora escolar, Márcia Lúcia Moreira, informou que dentre as atividades que foram realizadas com os alunos estão: roda de conversa sobre o assunto “Consumo”; oficinas com a Cooperativa Sicredi; planejamento de custo para realizar atividades com o dinheiro arrecadado; e contação de histórias como “O Menino e os três Porquinhos”, “A árvore que dava dinheiro”, “O menino, o dinheiro e o astronauta”, “O menino, o dinheiro e os três cofrinhos”, “Cabe na mala”, “Como se fosse dinheiro”, “O menino, o dinheiro e a formigarra”.

“Nesse sentido, a família e a escola são importantes aliadas na construção de uma perspectiva voltada para um consumo consciente e responsável. Por meio da educação financeira é possível conscientizá-las da importância de priorizar, planejar e dedicar-se para realizar seus sonhos”, comentou a diretora.

Além disso, teve entrega de cofrinhos para as crianças pouparem valores e contabilizar mensalmente; atividades com leitura e escrita, alfabeto móvel, situação-problema envolvendo adição e subtração, sequência numérica, contagem, representação com material concreto, pintura, recorte e colagem; dia de lazer com o dinheiro arrecadado no cofrinho; e produção de texto coletivo sobre o dia de lazer realizado e confecção de cartaz com fotos deste dia.