Caminhada Ecológica: estudantes do Planalto chamam atenção de moradores sobre cuidados com o meio ambiente

Para chamar a atenção do projeto “Meio ambiente e reciclagem: brincar, cuidar e aprender” e sensibilizar a comunidade a respeito da temática, os estudantes do Ceim Amigos do Saber percorreram ruas do bairro Planalto para despertar nos moradores a necessidade de preservar o meio em que vivem. A caminhada ecológica realizada no bairro contou com a participação das equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses e da Unidade de Saúde local, envolvendo alunos e seus familiares, além da comunidade e servidores da escola.

A diretora da escola, Deisy Cesati, pontuou que o projeto visa sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como a poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros, e culminou com a caminhada ecológica.

“As atividades realizadas vieram para conscientizar o aluno, familiares e a comunidade sobre o cuidado e preservação do meio em que vivemos como um todo e em todos os aspectos. Também trabalhamos a problemática do lixo, assim como a importância da coleta seletiva, do reaproveitamento dos materiais recicláveis, o tempo de decomposição e as formas corretas de descarte dos diversos materiais que utilizamos diariamente em nossas casas e escola”, comentou a diretora.

Outras atividades realizadas foram: momento de alongamento e preparação física; observação dos espaços com lixo e ação da patrulha da reciclagem; recolhimento do lixo encontrado no percurso; conscientização da comunidade para o descarte adequado do lixo, por meio de panfletos informativos e cartazes produzidos pelos alunos; a Unidade de Saúde da Família do bairro Planalto realizou testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Sífilis, Hepatite C e B e HIV/Aids, aferição de pressão, teste de glicose; um lanche saudável foi oferecido a toda comunidade escolar com mesa de frutas, sucos e água de coco.

Além do projeto institucional também foi contextualizado o Programa Rio Doce escolar desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e aderido por professoras da equipe do Ceim Amigos do Saber, que buscam conscientizar os alunos que o lixo descartado da forma correta não polui o rio Doce.