Estudantes de escola do bairro Lagoa do Meio aprendem sobre reação química com produção de sabão

Estudantes do 9º ano da Emef Elza Roni Scarpati, no bairro Lagoa do Meio, aprenderam na prática sobre reação química durante a produção de sabão. A professora doutoranda Joana Freitas ensinou os estudantes a identificar as reações químicas do cotidiano e sua escrita científica, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Capixaba.

Além de conhecer as propriedades químicas do processo, os estudantes também puderam refletir sobre a importância de não descartar o óleo usado na pia, pois com o tempo pode entupir os encanamentos, além de poluir rios e lagoas caso chegue a um afluente.

“De acordo com a Sabesp, um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água, daí a importância de reciclar o óleo por meio da produção de sabão”, comentou a professora Joana.

Em cooperação com o meio ambiente e com a aprendizagem, a escola, os alunos e a professora, reuniram os ingredientes, confeccionaram os rótulos, etiquetaram os potes e fizeram o sabão que foi dividido entre os alunos para que levassem para casa.

O aprendizado obtido e o incentivo de produzir sabão ecologicamente correto e que além de economia traz também benefícios ao ambiente pelo fato de dar um destino correto ao óleo usado, conforme comentou a professora.

“Todo ano eu faço essa aula prática com os nonos anos, pois é uma maneira fácil e dinâmica de relacionar a teoria com a prática, além de sensibilizar quanto à importância de dar um destino correto ao óleo usado. Os alunos adoram e os pais também”, concluiu a professora.