Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 20 de junho



Quem não conseguiu tomar a vacina da gripe até hoje, data prevista para o término da campanha, não precisa se preocupar. A campanha de vacinação contra a Influenza, realizada pela secretaria Municipal de Saúde, foi prorrogada até o dia 20 de junho em todo Estado.

O objetivo é garantir uma melhor cobertura vacinal, uma vez que a vacinação contra a influenza contribui sobremaneira para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe, especialmente nos grupos prioritários. Até o momento apenas 36% das pessoas desse grupo se vacinaram.

Em Linhares a vacinação continua em todas as doses estão disponíveis em todas as salas de vacinação de Linhares, tanto nos bairros, quanto no interior do município. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação. Não é necessário fazer agendamento.

“O momento é de evitar a doença, por isso, é muito importante que as pessoas tomem a vacina, especialmente os grupos prioritários. Não podemos esquecer que uma simples gripe pode evoluir para uma doença mais grave, e pode até levar à morte. Nossas equipes de vacinação continuam trabalhando intensamente para imunizar o maior número possível de pessoas. Então fica aqui o meu apelo para que as pessoas tomem a vacina”, explicou Sonia Dalmolin, secretária de Saúde de Linhares.

O vírus da influenza é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou ainda, pelas mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).