Prefeito se reúne com comando da Polícia Militar para fortalecer ações de segurança nas escolas

Entre as demandas dialogadas com os representantes da Polícia Militar para mitigar os problemas causados pela disseminação de violência, está o reforço de policiamento e presença da PM junto às rondas escolares feitas pela Patrulha Escolar da Guarda Municipal, na entrada, intervalo e saída dos estudantes. Fotos: Secom/Alexandre Araújo

O prefeito Bruno Marianelli esteve reunido na manhã desta quinta-feira (13) com a cúpula da Polícia Militar para definir estratégias de prevenção às ameaças e garantir que o ambiente escolar seja sempre um lugar seguro tanto para as crianças quanto para os profissionais de educação. As ações irão fortalecer uma série de medidas já anunciadas pelo prefeito no início desta semana com atuação direta da secretaria municipal de Segurança Pública.

Entre as demandas dialogadas com os representantes da Polícia Militar para mitigar os problemas causados pela disseminação de violência, está o reforço de policiamento e presença da PM junto às rondas escolares feitas pela Patrulha Escolar da Guarda Municipal, na entrada, intervalo e saída dos estudantes.

Durante o encontro, o prefeito Bruno Marianelli destacou que o processo para a contratação de agentes de segurança para as escolas da Prefeitura já foi iniciado e enfatizou a importância das câmeras de segurança que foram instaladas nas escolas do Município e são interligadas à Central de Videomonitoramento da Prefeitura.

Bruno também solicitou ao secretário de Segurança Pública de Linhares, Coronel Jones da Silva Mattos, a ampliação do Preci – Programa de Resistência e Cidadania, desenvolvido nas escolas municipais, que é um dos pilares para a cultura da paz nas unidades de ensino unindo a comunidade escolar das famílias.

O prefeito também sugeriu que seja montado um grupo através de aplicativo a fim de melhorar a comunicação entre os diretores, professores e forças de segurança (GCM e polícias Militar e Civil).

“Articulamos a segurança por meio das estatísticas e estreitamos forças junto à comunidade escolar. O município quer manter a cidade longe do risco de atentados. Levar o filho para a escola e ter a certeza de que ele voltará para casa bem é um direito”, pontuou o prefeito.

Os trabalhos de prevenção relacionados à segurança nas escolas já ocorrem no município desde o primeiro dia do ano letivo por meio da GCM, que realiza rondas, tem contato direto com os diretores das escolas e faz atendimento emergencial em caso de ocorrências.

Além disso, a Educação orienta as unidades escolares a realizarem atividades de combate ao bullying e campanhas voltadas para temas contra o racismo, intolerância religiosa e respeito às diferenças de gênero.

Estiveram presentes o prefeito Bruno Marianelli, o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, o Coronel PM Marcelo Da’Col – Comandante Regional Norte, o Tenente Coronel PM Taciano – Comandante do 12º. BPM em Linhares, Major PM Herbert – Subcomandante do 12º. BPM (Linhares), o Coronel PM Ferrari, e o Coronel PM Delfino, de Vitória.