Procon alerta aposentados e pensionistas para golpe do consignado

Diariamente, vários idosos têm procurado o atendimento do órgão para registrar reclamações contra as instituições financeiras pela cobrança de empréstimos consignados não autorizados

O Procon de Linhares alerta os consumidores para uma prática recorrente e abusiva que tem afetado principalmente os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Linhares (Ipasli).

Diariamente, vários idosos têm procurado o atendimento do órgão para registrar reclamações contra as instituições financeiras pela cobrança de empréstimos consignados não autorizados.

O Procon tem identificado um significativo aumento na quantidade de reclamações contra bancos e financeiras acerca de possíveis condutas desta natureza. Desde o início deste ano – de janeiro a março deste ano, já foram registradas mais de 100 denúncias e reclamações no órgão.

Geralmente, os consumidores são abordados por telefone pelos correspondentes bancários das instituições. A pessoa que está do outro lado da linha informa que o idoso tem um valor significativo para receber, que lhe é de direito, referente à sua aposentadoria ou outro benefício do INSS ou Ipasli.

Pelo telefone mesmo, os idosos concordam em receber a quantia, verbalizando a palavra “aceito” e chegam a enviar uma foto. As informações possuem validade jurídica e a partir disso é gerado um contrato mesmo sem assinatura.

Dias depois, os idosos são surpreendidos com valores que variam de R$ 1 mil a R$ 20 mil em suas contas bancárias e o que é pior: com o desconto mensal de parcelas de seus vencimentos, o que compromete sua renda básica. Quando descobrem que se trata de um empréstimo consignado e que foram lesados, os idosos entram em contato com as instituições para tentar cancelar o empréstimo, mas novamente são vítimas de outro crime.

Os correspondentes bancários informam uma conta cuja titularidade pertence a uma Pessoa Física ou Jurídica – que não seja vinculada a uma das instituições – para que o idoso estorne o valor e a pessoa sequer percebe que fez o depósito em nome de um terceiro.

Além de acionarem o Procon de Linhares, os consumidores também são orientados a registrar o caso na Delegacia Regional de Linhares e até recorrer à justiça, podendo inclusive ingressar com uma ação de indenização por danos materiais e morais.