Equipe do Bolsa Família realiza plantão na Associação de Moradores do Pontal do Ipiranga

Uma equipe do Bolsa Família está na Associação de Moradores do Pontal do Ipiranga, das 9 às 16h desta terça-feira, 26, para atender a população local. A sede da associação está localizada na Primeira Avenida do balneário. Os servidores realizam o Plantão do Bolsa Família, que em breve passará por várias outras localidades linharenses.
 
"Esse evento surgiu de uma solicitação da comunidade. Os moradores estavam tendo dificuldades financeiras para chegar à sede do município. Nossa proposta é que chegue a outros lugares. Estamos elaborando nosso cronograma para em janeiro iniciarmos os atendimentos em outras comunidades", afirma a gestora do Cadastro Único Bolsa Família em Linhares, Mônica Buffon das Virgens.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. Se cadastrando no Cadastro Único, a população tem acesso vários programas sociais do governo.

Em Linhares, cerca de 17 mil famílias já têm Cadastro Único, destas, mais de 9 mil recebem Bolsa Família. No local do evento, Pontal do Ipiranga, 239 famílias têm Cadastro Único e 153 recebem o Bolsa Família mensalmente.

Lista de documentos necessários para fazer o Cadastro Único:

Adultos

– Identidade;
– CPF;
– Título de Eleitor;
– Comprovante de Renda: Carteira de Trabalho e contra-cheque (recente);
– Conta de energia (recente);
– Certidão de Casamento (se houver);
– Em caso de falecimento de pessoa já cadastrada, trazer certidão de óbito.

Menor de idade
– Certidão de Nascimento;
– Comprovante Escolar (6 a 17 anos).

É necessário apresentar os documentos originais de todos os moradores da mesma residência e Cartão do Bolsa Família (se beneficiário). Toda informação obtida na entrevista poderá ser posteriormente verificada através de meios eletrônicos e visitas as famílias.