Abril Laranja: Prefeitura de Linhares já realizou 41 resgates de animais silvestres em 2023

As equipes da Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Linhares trabalham para proteger a fauna da região, realizando operações para combater crimes contra os animais e resgatar aqueles que foram vítimas dessas ações.

Em 2023, a Fiscalização Ambiental da cidade já realizou 41 resgates de animais em situação de risco. Entre os animais resgatados, estão pássaros que eram mantidos em cativeiro clandestino e animais como jabutis e gambás que foram atropelados nas estradas da região.

Para garantir a recuperação desses animais, a Prefeitura encaminha aqueles que necessitam de maiores cuidados ao projeto Cereias, em Aracruz. O projeto é especializado na recuperação e reabilitação de animais silvestres, com o objetivo de reintroduzi-los na natureza.

A equipe de fiscalização ambiental da Prefeitura de Linhares faz o monitoramento constante da cidade em busca de situações de risco para a fauna local e pede que a população denuncie qualquer crime ambiental que presencie.

É importante lembrar que manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime ambiental, e pode levar a multas e à prisão. Além disso, o atropelamento de animais nas estradas pode ser evitado com cuidados básicos, como reduzir a velocidade ao passar por áreas de mata, mesmo assim, se algum atropelamento for registrado, é importante que o cidadão entre em contato com a secretária de meio ambiente para realizar a retirada do animal.

Entrega voluntária

Os moradores de Linhares, que criam animais silvestres sem autorização legal, podem realizar a entrega voluntária das espécies na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Avenida Rufino de Carvalho, nº 1.200, Centro, ou solicitar o seu recolhimento pelo telefone (27) 3372 2067, no horário das 8 às 16 horas.

As denúncias também podem ser realizadas através do telefone 3372 2067 ou online no link https://linhares.sislam.com.br/solicita_denuncia_fiscalizacaos/new_externo

Abril Laranja

O mês de abril é dedicado ao “abril laranja”, uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da proteção dos animais e combater os maus-tratos.

Os animais silvestres são espécies nativas da fauna brasileira e têm um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico.