Secretaria de Agricultura amplia construção de caixas secas para as localidades de Santo Hilário e Dom Orione

Desde 2017 quando o Programa Municipal de Conservação de Água e Solo foi instituído quase 9 mil caixas secas foram construídas nas regiões agrícolas de Linhares

O número impressiona e destaca a importância da reservação hídrica para a agricultura de Linhares: desde 2017, mais de 8,6 mil caixas secas foram construídas pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Agricultura, alinhadas ao Programa Municipal de Conservação de Água e Solo.

E outra boa notícia chega com esse dado: a iniciativa será ampliada para as localidades de Santo Hilário e Dom Orione que desde essa segunda-feira, dia 3, começaram a receber as máquinas da Prefeitura para a construção das caixas.

A atuação do Município na região foi anunciada aos produtores rurais pelo prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, e pelo secretário de Agricultura, Franco Fiorot, na última sexta-feira, dia 31 de março. A expectativa é que 2,5 mil caixas secas sejam construídas entre as duas localidades, que são importantes eixos agrícolas de Linhares.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, essa técnica de armazenamento de água diminui os efeitos da estiagem e ajuda na produção agrícola. “Calculamos e dimensionamos o tamanho e a quantidade de caixas ao longo de um determinado trajeto. A ideia foi apresentar os benefícios da tecnologia aos produtores e operadores de máquinas da prefeitura, para que todos entendam o porquê de se usar este método”, explicou.

O diretor de Agricultura da Prefeitura, Rafael Breda Buffon, esteve no encontro para explicar o método. “O uso de caixa seca promove a infiltração da água que escoaria pelas estradas até o curso d’água mais próximo. Sem o armazenamento com as caixas secas esse escoamento não carrega somente a água mas também o solo causando diversos problemas, como o assoreamento de rios e córregos e danos nas estradas”, disse.

Ele ainda reforçou que o uso de caixa seca não somente promove a infiltração dessa água reabastecendo o lençol freático mas reduz os danos nas estradas, diminuindo ao longo dos anos o gasto público com patrolamento dessas vias.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, explica que essa é mais uma prática adotada pelo Município que têm estimulado os produtores rurais a adotar práticas de agricultura sustentável.

“Essas ações visam favorecer a infiltração de água no solo e a consequente recarga do lençol freático, também evitando que a água da chuva se transforme em escoamento superficial, o maior causador de erosão e assoreamento de corpos d’água em ambientes rurais. O planejamento da paisagem rural também permite uma melhor produtividade e, dessa forma, o aumento na rentabilidade na propriedade”, finaliza.