Prefeitura de Linhares divulga cronograma de recolhimento de entulho do mês de abril

O recolhimento de entulho é um serviço essencial para manter a cidade limpa e segura. A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria de Obras e Serviços Urbanos, oferece este serviço aos moradores da cidade, a fim de evitar a acumulação de resíduos em locais inadequados e prevenir problemas de saúde pública.

O descarte irregular de entulho pode causar diversos transtornos, como o entupimento de bueiros e canais, a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além de colocar em risco a segurança de pedestres e motoristas. Por isso, é fundamental que os cidadãos façam o descarte correto dos seus resíduos.

A orientação do Município é que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta, acondicionado de forma e local adequados, evitando calçadas e ciclovias, a fim de que não haja acúmulo de material e formação de pontos viciados.

Regularmente, as equipes de fiscalização realizam ações de vistoria em áreas onde existem pontos viciados, terrenos baldios e em vias públicas – locais onde os resíduos são descartados irregularmente.

O cidadão flagrado ou identificado destinando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos, é notificado e orientado a recolher o material. Caso não proceda com a recomendação, ele é multado em R$300,00. Se houver desrespeito a primeira multa, outra é aplicada no valor de R$1.500,00.

A prefeitura conta com o apoio da população para que mantenha o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos podem ser feitas no telefone 3372 2120 (Fiscalização) ou no 0800 283 7585 (Ouvidoria).

Descarte de entulhos

Ressalta-se que os resíduos sólidos, provenientes da construção civil, são de responsabilidade do proprietário da obra. Portanto, os entulhos não podem ser descartados sobre calçadas (passeios públicos) e tampouco nas ciclovias, devendo ser acomodados em contêineres específicos contratados pelo responsável ou empresa contratada para a execução da construção particular.

Outro cuidado é com a limpeza de lotes e quintais. Os resíduos retirados durante esta limpeza também devem ser acondicionados de forma correta, preferencialmente em sacolas plásticas, como forma de contribuir com o trabalho dos coletores, e, principalmente, com a limpeza da cidade.

Confira o cronograma: