Crianças do CEIM Antônio Aprígio se unem a moradores para chamar a atenção para o combate à dengue

Centenas de pessoas participaram da caminhada de conscientização sobre a dengue no bairro Aviso, em Linhares, no último sábado (25). A iniciativa reuniu o Centro de Educação Infantil (Ceim) Antônio Aprígio, a Associação de Moradores do Aviso, e contou com o apoio da Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Acompanhados pelos pais, crianças que estudam no Ceim caminharam por várias ruas do bairro chamando a atenção dos moradores. O prefeito Bruno Marianelli participou da caminhada e lembrou a importância do envolvimento de todos os moradores no controle do mosquito Aedes Aegypti.

“A presença das crianças faz aumentar o engajamento dos pais nessa luta. O mais importante é a união dos moradores de Linhares para que possamos acabar com os focos de contaminação. Precisamos tomar medidas preventivas, como não deixar o terreno sujo e não deixar água acumulada em locais propícios para proliferação do mosquito”, alertou Marianelli.

O presidente da Associação de moradores do Aviso, Amarildo Gimenez, lembrou que é preciso haver mais consciência sobre o real perigo da dengue. “São pequenos hábitos que fazem a diferença no controle do mosquito. É uma doença que mata. Tive caso na família e quase perdi um parente. Precisamos nos mobilizar mais”, disse Amarildo.

Preocupada com a dengue, a dona de casa Crizelen Moraes Neves acordou cedo para levar filha pequena para participar da caminhada. “Me preocupa muito esse aumento de casos e precisamos fazer a nossa parte”, lembrou a moradora.

Números da dengue em Linhares

Cerca de 2800 casos da dengue foram registrados em Linhares esse ano. A secretaria de Saúde confirmou a quinta morte pela doença no município e está mobilizada para controlar o aumento de casos.
“Essa parceria da Saúde com a Educação, junto com agentes de endemias, com os professores e as crianças vai nos ajudar a diminuir esses índices”, destacou a secretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolin.