Março Lilás: vacina contra o HPV está disponível para meninos e meninas em todas as unidades de saúde

A vacina está disponível de forma gratuita em todas as 31 salas de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 17h



A vacinação é uma importante ferramenta na prevenção do HPV e é oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Linhares. Podem receber o imunizante meninos e meninas de 9 a 14 anos. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 17h.

A vacinação na infância e adolescência busca desenvolver a imunidade antes do início da vida sexual, já que o HPV é muito comum e geralmente adquirido por via sexual, sem o uso de preservativos durante as relações sexuais. Existem cerca de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que alguns estão relacionados a verrugas e outros com câncer, principalmente o câncer de colo de útero, pênis e ânus.

Além da vacina, o uso do preservativo nas relações sexuais é outra importante forma de prevenção do HPV. A vacinação contra o HPV é oferecida no SUS para meninos e meninas, com um esquema vacinal formado por duas doses com intervalo de seis meses.

É importante destacar que a vacina não trata as infecções causadas pelo vírus e que, nos casos em que a doença já foi detectada, é necessário buscar tratamento específico para cada caso com orientação médica adequada. Mesmo que o esquema vacinal esteja completo, o uso do preservativo não deve ser estimulado.

O câncer de colo do útero é causado pela infecção genital do vírus HPV e pode ser identificado através do exame preventivo, também conhecido como papanicolau. É importante que as mulheres façam este exame periodicamente para que, em caso positivo para alterações celulares, elas possam receber o tratamento adequado.

As mulheres moradoras de Linhares podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para realizarem os exames preventivos, caso seja detectado alguma alteração, elas são encaminhadas para a Casa Rosa, onde irão prosseguir com acompanhamento e receberão os atendimentos específicos relacionados à saúde feminina, que são realizados por uma equipe multidisciplinar especializada.

HPV

A campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), excetuando-se o câncer de pele não melanoma, o câncer de colo de útero constitui-se no terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres, sendo causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), um vírus que infecta a pele ou mucosas genital, oral ou anal. Este tipo de infecção é muito frequente, não causando na maioria das vezes nenhuma doença, contudo, em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.