Meio Ambiente, Saae, Agher, Iema e Renova fazem visita técnica ao Rio Pequeno

Na manhã desta sexta-feira (29) o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Linhares, Lucas Scaramussa, o diretor de Operações e Obras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae), o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Deptulski, e técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e da Fundação Renova, realizaram uma visita técnica ao Rio São José, conhecido como Rio Pequeno, responsável pelo abastecimento da sede do Município. O objetivo foi o de acompanhar as ações que são executadas para manter o fluxo do rio e evitar a mortandade de peixes, e, principalmente, as de garantir a qualidade da água que é fornecida aos munícipes. Atualmente, o fornecimento é feito com maior captação via Lagoa Nova.

De acordo com o secretário Lucas Scaramussa, dentre as ações que que são realizadas está a instalação de aeradores no Rio Pequeno para ampliar o bombeamento de água mantendo o curso do rio e renovando a água da lagoa Juparanã alé de uma bomba para fazer a transposição da água e manejar o fluxo do rio sem permitir que a água do Rio Doce entre ao Rio Pequeno. "Nossa prioridade é garantir água de qualidade aos nossos cidadãos", ressaltou. Lucas também pontuou que a Fundação Renova foi notificada pela Prefeitura a continuar a a limpeza das macrofitas. "Técnicos da Secretaria e do Saae, além de todos os órgãos ambientais do Estado e o Ministério Público do ES acompanham todas as ações que vem sendo tomadas relativas a este caso", frisou. 

O diretor de Operações do Saae, Zércio Largura, explicou que o abastecimento do Município ocorre normalmente sem a previsão de interrupção e tranquiliza a população. "Não há motivos para alarde e nem para pânico. Trabalhamos para o fornecimento da água dentro de todos os padrões e normas exigidas pelo Ministério da Saúde?, disse. O diretor-presidente da Agher, Leonardo Deptulski, destacou o diálogo e a união entre Prefeitura, Saae, Fundação Renova e órgãos ambientais no caso. "Esta é a importância de trabalharmos de maneira integrada junto com os municípios e de acompanhar os trabalhos da Fundação Renova: a eficiência dos trabalhos que estão sendo executados", finalizou.