Caminhada contra a dengue vai mobilizar crianças de Ceim do bairro Aviso no próximo sábado (25)

Na manhã do próximo sábado, dia 25, uma caminhada educativa de alerta contra a dengue vai mobilizar cerca de 362 estudantes, dos 2 aos 5 anos, do Centro de Educação Infantil Municipal Antônio Aprígio, no bairro Aviso.

A concentração será às 7h30min em frente ao Ceim, localizado na Avenida São Paulo, número 1.


A iniciativa conta com a parceria da secretaria municipal de Saúde, por meio das unidades de saúde dos bairros Araçá e Aviso, e da Associação de Moradores do barro. A concentração será às 7h30min em frente ao Ceim, localizado na Avenida São Paulo, número 1.


Portando faixas com frases alusivas ao combate à dengue, além de contar com a presença do ‘mosquitão’ da dengue, e acompanhados por um carro de som, os estudantes distribuirão panfletos informativos sobre os principais cuidados a serem tomados para evitar a contaminação pelo Aedes aegypti. Atualmente o bairro Aviso possui 273 notificações da doença e 150 casos confirmados.


O objetivo é chamar a atenção dos moradores da comunidade sobre a necessidade de combater a proliferação do mosquito. “Nós queremos fazer com que alunos, pais e pessoas da comunidade fiquem atentos a essa questão, através de todo um trabalho educativo realizado em sala de aula em torno disso”, disse a diretora do Ceim Antônio Aprígio, Maria Aparecida Toso Aprígio Pontara.


Segundo Maria Aparecida, desde o início do ano, a escola vem desenvolvendo uma série de ações voltadas para o tema, como palestras, pesquisas e atividades lúdicas em sala de aula. Esse trabalho com os alunos foi intensificado nos últimos dias que antecedem a caminhada.


“A participação das crianças é fundamental, porque eles são multiplicadores de toda essa ação. Essa articulação entre as secretarias é importante, e unir saúde à educação, com os trabalhos de orientação realizados na escola, permite um maior impacto na comunidade”, destaca.


O monitoramento do trânsito, para a realização da caminhada, ficará a cargo da Guarda Municipal e de agentes de trânsito. O trajeto da caminhada passará pelas avenidas São Paulo e Conceição da Barra com paradas nas unidades de saúde dos bairros Aviso e Araçá.