Bivalente: Prefeitura inicia vacinação de gestantes, puérperas e outros grupos prioritários nesta terça, dia 21

A vacina estará disponível nas 31 salas de vacinação do Município, das 7h30min às 16 horas

A vacina da Pfizer estará disponível nas 31 salas de vacinação dos bairros e do interior das 7h30min às 16 horas. Aos sábados a vacinação acontece em formato de mutirão, das 8 ás 12 horas, na unidade Sanitária de Linhares (USL). Foto: Secom/Felipe Reis.

Nesta terça-feira, dia 21, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, vai disponibilizar a vacina bivalente para grávidas, puérperas e outros grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos de idade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema de privação de liberdade.

A vacina da Pfizer estará disponível nas 31 salas de vacinação dos bairros e do interior das 7h30min às 16 horas. Aos sábados a vacinação acontece em formato de mutirão, das 8 ás 12 horas, na unidade Sanitária de Linhares (USL). Em nenhum local é necessário agendamento, a demanda é espontânea, por ordem de chegada.

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes.

Essa é a terceira fase do programa de imunização da vacina bivalente para a população. Nas duas primeiras foram as pessoas com 60 anos acima, além daquelas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, sendo os abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas; ribeirinhas e quilombolas.

O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 04 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico).

Documentos

No momento da vacinação, as puérperas devem apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto).