Prefeitura continua aplicando testes de dengue nas unidades de saúde

Os testes estão disponíveis em 10 unidades básicas de saúde, além do HGL, UPA Infantil e sede da Vigilância Epidemiológica na USL, no bairro Colina

Os casos de dengue continuam crescendo em Linhares. Por isso, a Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde, continua com a aplicação do teste rápido em pacientes com suspeita da doença. O Município investiu na aquisição de mais de 27 mil testes de dengue, zika e chikungunya.

Os testes estão disponíveis em 10 unidades de saúde: Planalto, Bebedouro, Caic (Interlagos), Interlagos II, Santa Cruz, Canivete, Aviso, Lagoa do Meio, Três Barras e São José, além do Hospital Geral de Linhares (HGL), da UPA Infantil 24 horas, no bairro Shell, e da Vigilância Epidemiológica, que fica na sede da Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina.

Em todos estes locais, profissionais de saúde foram capacitados para fazer os exames. Com uma gota de sangue é possível saber, em 20 minutos, se a pessoa tem uma destas doenças, o que agiliza o tratamento e recuperação do paciente, além de nortear a necessidade de investigar outras patologias, caso o teste rápido dê resultado negativo.

Casos Aumentam

De acordo com os dados do último boletim da Vigilância Ambiental, atualmente, Linhares registra 1.240 casos confirmados da doença e 439 em investigação aguardando resultados. Desse total, foram registrados dois óbitos por dengue, sendo um no bairro Conjunto Juparanã e outro no bairro Novo Horizonte.

Uma criança de 5 anos e um adolescente de 14 anos foram transferidos da UPA Infantil para o Hospital São José, em Colatina, em estado de alarme da doença.

Os bairros com mais casos confirmados são: Planalto, Interlagos, Santa Cruz, Bebedouro, Centro, Aviso, Araçá, Canivete e Novo Horizonte.