Entulhos: equipes da Prefeitura percorrerão 5 bairros nesta sexta-feira (10)

Na segunda-feira, dia 13, os entulhos serão recolhidos em outros dois bairros do Município

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), faz o recolhimento de entulhos em 22 localidades – entre bairros da sede e territórios localizados no interior do município.

Mas para isto, o morador precisa ficar atento ao calendário que é executado no mês de março. Nessa sexta-feira (10), a coleta de entulhos contemplará cinco bairros, que são: Movelar, Gaivotas, Boa Vista, Fonte Grande e Linhares V. Na segunda-feira, dia 13, os entulhos serão recolhidos nos bairros Planalto e Nova Esperança.

A orientação do Município é que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta, acondicionado de forma e local adequados, evitando calçadas e ciclovias, a fim de que não haja acúmulo de material e formação de pontos viciados.

Além da intensificação dos trabalhos de remoção, a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Fiscalização, tem instalado nos pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, placas com aviso de que é proibido depositar resíduos naquele local. As placas têm aviso de multa e a legislação vigente, que inibe a prática indevida.

Regularmente, as equipes de fiscalização realizam ações de vistoria em áreas onde existem pontos viciados, terrenos baldios e em vias públicas – locais onde os resíduos são descartados irregularmente.

O cidadão flagrado ou identificado destinando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos, é notificado e orientado a recolher o material. Caso não proceda com a recomendação, ele é multado em R$ 300,00. Se houver desrespeito a primeira multa, outra é aplicada no valor de R$1.500,00.

A prefeitura conta com o apoio da população para que mantenha o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos podem ser feitas no telefone 3372 2120 (Fiscalização) ou no 0800 283 7585 (Ouvidoria).