Projetos sociais da Prefeitura atendem mais de 1.700 crianças, adolescentes e idosos em Linhares

As atividades dos projetos sociais da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Esporte e Lazer, são realizadas nos quatro cantos da cidade com o objetivo de proporcionar qualidade de vida aos seus moradores, transformar vidas, promover inclusão social, garantir acesso ao lazer e tirar os participantes do risco social. Atualmente, mais de 1.700 crianças, adolescentes e idosos são atendidas pelas atividades no município.

Atualmente, mais de 1.700 crianças, adolescentes e idosos são atendidas pelas atividades no município. Fotos: Kevyn Fracalossi.


Diversas modalidades esportivas como futebol, futsal, jiu-jtsu, vôlei de quadra, basquete, taekwondo, karatê, capoeira, zumba, dentre outras, são ofertadas por meio dos projetos tanto nos bairros, quanto no interior do município. Conforme a secretaria, os trabalhos foram retomados no início do mês de fevereiro, sempre em turno oposto ao período escolar.


Um dos projetos que está em pleno funcionamento é a escolinha de futebol que funciona no Estádio do São Paulo Apóstolo, no bairro Interlagos. Comandada pelo professor Leonardo Paixão, mais conhecido como ´Véi Léo’, a escolinha atende mais de 150 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 15 anos, na comunidade.

Um dos projetos que está em pleno funcionamento é a escolinha de futebol que funciona no Estádio do São Paulo Apóstolo, no bairro Interlagos.


“Temos trabalhado com as crianças de forma séria, com o acompanhamento dos pais, com intuito de formar cidadãos responsáveis e, quem sabe, futuros atletas”, declarou o professor.


Isac França Neves, de 12 anos, é um dos alunos do projeto e disse que um dos seus objetivos é oferecer uma vida melhor para a sua família por meio do futebol. “A escolinha é uma grande oportunidade para quem deseja se tornar um atleta profissional, assim como eu. Sempre procuro dar o meu melhor nos treinos para quando eu for participar de algum teste. Meu objetivo é transformar para melhor a realidade da minha família por meio do futebol”.

Isac França Neves acredita em dar uma vida melhor para sua família por meio do futebol.


Outro projeto que também está de portas abertas para atender às crianças e adolescentes na cidade é o Vôlei Interlagos que funciona no Ginásio Poliesportivo Leandro Arpini, o ‘Dinho’. Atualmente, cerca de 40 alunos com idades entre 12 e 17 anos participam dos treinos de voleibol.


“Ao invés de ficarmos em casa mexendo no celular ou no meio da rua, aqui no projeto é uma ótima iniciativa para cuidarmos da saúde e se divertir com os colegas. Além disto, os treinos são fundamentais para livrar muitos adolescentes do mundo crime e das drogas”, afirmou Yvany Kamylly dos Santos que é uma das alunas do projeto Vôlei Interlagos.

Yvany Kamylly dos Santos é uma das alunas do projeto Vôlei Interlagos.


Richard do Nascimento Batista que também é um dos alunos do projeto, destacou a importância da iniciativa na comunidade. “Os treinos de vôlei são muitos importantes para incentivar a prática esportiva, promover disciplina e lazer entre os participantes. As atividades também contribuem para a formação e descoberta de novos talentos da modalidade”, comentou.

Richard do Nascimento Batista afirma que os treinos de vôlei são muitos importantes para as crianças e adolescentes na comunidade.


“Nossos projetos sociais são de extrema importância para melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas. Por meio das atividades, nossas crianças, adolescentes e idosos também tem a oportunidade de melhorar a saúde física e mental. Além disto, os projetos são ferramentas importantíssimas para trabalhar o convívio social, transformar a vida dos participantes e fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fabrício Lopes.


Sobre os projetos


As atividades dos projetos sociais são ofertados de forma gratuita pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Esporte e Lazer, em várias modalidades esportivas e culturais.


Para participar, as crianças e adolescentes devem estar matriculados em qualquer unidade de ensino e ter idade entre 5 e 17 anos.


Para realizar a matrícula os pais ou responsáveis devem comparecer nos horários dos treinos nos dias e horários das atividades, onde receberão toda orientação sobre como efetuar a matrícula.


Com relação aos idosos que participam de treinos funcionais e ginástica rítmica, é preciso apenas que eles levem um laudo médico para comprovar que estão aptos para participar das atividades.


Dúvidas e informações devem ser obtidas por meio do telefone (27) 3372-2055.