Centro de Tratamento de Toxicômanos do Planalto está de portas abertas e em pleno funcionamento

Na manhã dessa terça-feira (7) o prefeito Bruno Marianelli esteve visitando o espaço


Está em pleno funcionamento no bairro Planalto, em Linhares, o Centro de Tratamento de Toxicômanos – Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPSad), que tem capacidade de atender mensalmente cerca de 200 pacientes com transtornos pelo uso de álcool e outras drogas.

O CAPSad tem capacidade de atender mensalmente cerca de 200 pacientes com transtornos pelo uso de álcool e outras drogas. Fotos: Felipe Reis.


Na manhã dessa terça-feira (7), o prefeito Bruno Marianelli, visitou o local e conheceu as dependências do CAPSad. Ele ressaltou os esforços feitos pela Prefeitura de Linhares para estabelecer uma rede de atendimento voltada para quem sofre com esse problema, uma obra devidamente adequada, com uma equipe multidisciplinar para oferecer atendimento clínico e toda orientação médica para tratar os pacientes que necessitam de auxílio.


“O CAPSad tem grande relevância no tratamento dos pacientes. Essas pessoas não sabem aonde procurar ajuda, elas precisam de uma porta para bater, é isso que estamos oferecendo aqui. É um local para tratamento, mas que também trabalha educação e prevenção”, explicou.

Prefeito Bruno Marianelli visitou o local e conheceu as dependências do CAPSad.


De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolim de Souza, é de relevante importância um espaço destinado ao atendimento de usuários álcool e drogas e pessoas em situação vulnerável. “O CAPSad tem como foco o tratamento da dependência química e reinserção social, para que o paciente tenha em casa o que procura na rua. Destaca-se que o CAPSad tem a estrutura que lembra casa e equipe de profissionais especializados para atender esse paciente”, afirmou a secretária.


CAPSad


O CAPSad representa uma alternativa às internações hospitalares no acolhimento de pacientes dependentes de álcool e outras drogas, proporcionando uma atenção integral, intensiva e personalizada, que envolve também a participação de familiares. O local possui espaço para atividades terapêuticas, lúdicas e de geração de renda.


A estrutura física do projeto concebido pela Sesa usa conceitos modernos de arquitetura, visando o conforto e bem-estar das pessoas. O espaço abriga consultórios, repouso com dois leitos para medicação, auditório, posto de enfermagem, recepção, acolhimento, área administrativa, farmácia, refeitório, salas para oficina e atendimento em grupo e espaço aberto para atividades livres.


O serviço é referência para dependentes de drogas na região, com acesso facilitado aos pacientes e seus responsáveis, que poderão ligar direto para o Centro para agendar avaliação por uma equipe interdisciplinar. Esta, junto com o usuário, vai definir o perfil clínico e o projeto terapêutico necessário para cada um.