Aprendizagem: gestores escolares recebem formação para auxiliar estudantes a desenvolver a leitura e escrita em Linhares

Os gestores escolares (diretores e pedagogos) da rede municipal de educação de Linhares receberam capacitação para utilização do material Letrix, um programa educacional para ajudar alunos do 4º ao 7º ano a desenvolver a leitura e a escrita. Por meio do material, eles aprendem de forma lúdica e estruturada, incluindo desafios, jogos e recursos como a leitura guiada.

A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Linhares, Marta Lúcia Colodetti, informou que o Letrix, da editora Aprende Brasil, é um material didático que visa recompor a aprendizagem dos alunos que não concretizaram a alfabetização em função da pandemia.

“O Letrix é um programa educacional desenvolvido para acompanhar e guiar a jornada de ensino e aprendizagem dos estudantes, principalmente os que apresentam dificuldades para ler e escrever. Esse material está sendo disponibilizado para as escolas e será utilizado pelos alunos do 4° ao 7° ano”, comentou a diretora pedagógica.


A capacitação foi ministrada pela consultora pedagógica da empresa Aprende Brasil, Fabiana Patrzyk, que apresentou o material e explicou como funciona a plataforma online, que é disponível não só para o professor, mas também para o aluno.

“A formação foi importante para que eles saibam utilizar o material, explorem os recursos e possam auxiliar os estudantes na recomposição da aprendizagem, com o objetivo de superar a fase de alfabetização antes de iniciarem o nível de ensino”, finalizou Marta.